Assembleia Legislativa recebeu, nesta segunda-feira, 6, cortejo de tradição cristã que encerra os festejos da Folia de Reis
O dia de hoje, 6 de janeiro, marca uma data importante no calendário cristão e também um momento de destaque na tradição cultural brasileira, especialmente para aqueles que vivem no meio rural. Trata-se da celebração do Dia de Santos Reis, data em que se encerra os festejos tradicionalmente chamados de folias, iniciadas em 24 de dezembro.
Para comemorar esse momento, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu, na manhã desta segunda-feira, o cortejo de uma família de foliões da própria Capital do Estado, Goiânia. O grupo Folia de Reis do Oriente existe há 37 anos e já chegou a contar com 45 integrantes.
Maria Rodovalho, coordenadora da Folia de Santos Reis de Goiânia e esposa do fundador, o sanfoneiro Jacimar Rodovalho, comentou sobre o trabalho da companhia, que movimentou o saguão da Alego: “Nosso objetivo é levar alegria para as pessoas”.
O diretor-executivo da presidência, Rubens Kirsteim, esteve presente representando o presidente Bruno Peixoto, proponente da iniciativa. Ele expressou satisfação em receber a tradição católica na sede do Parlamento goiano.
“É um momento importante, quando relembramos a viagem feita pelos três reis magos, que, embora sábios e não religiosos, receberam a missão de seguir a estrela guia que os levaria até o salvador do mundo. A folia nos traz o espírito de alegria, festa, comida boa e é também uma oportunidade de lembrar das nossas origens, principalmente daqueles que tiveram a oportunidade de participar dessas festas de roça”, explicou.
O evento contou com o apoio da Polícia Legislativa e da Diretoria de Cultura da Casa. O deputado Mauro Rubem (PT) prestigiou o momento, representando os demais parlamentares da atual Legislatura.