Deputado Dr. George Morais propõe título de cidadania para prefeito de Goiânia
O deputado Dr. George Morais apresentou projeto de lei de nº 535/25 para conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Capital e ao Estado de Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para deliberação da relatoria.
Sandro Antônio Scodro, mais conhecido pelo nome de Sandro Mabel, é natural de Ribeirão Preto (SP), filho de Nestore Scodro e Maria Luiza Scodro (in memoriam), e pai de três filhos: Camila, Sandro e Eduardo. Mabel deixou a presidência da Federação da Indústria e Comércio do Estado de Goiás (Fieg), em 2024, para se candidatar à Prefeitura de Goiânia, obtendo mais de 55% dos votos válidos no segundo turno.
Conhecido por sua vida empresarial de sucesso como proprietário da indústria de bolachas Mabel, em Aparecida de Goiânia, também contribuiu pelo bem-estar da população goiana na política como deputado estadual e deputado federal por quatro mandatos. Sua trajetória empresarial é conhecida por todos os goianos como gestor público dedicado ao desenvolvimento de Goiânia, por isso, o reconhecimento do povo goiano por meio dessa homenagem.
A indústria
A Mabel foi fundada em 1953, pelos irmãos italianos Udelio Scodro e Nestore Scodro, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Naquela década, o Brasil vivia um período de incertezas na economia com a inflação. Em meio a erros e acertos, o negócio prosperou de tal forma que impulsionou para que os empresários implementassem um plano de expansão, sem perder de vista a amortização de custos, ação imperativa em decorrência à oscilação econômica que vivia o País.
Foi aí que apareceu a oportunidade da construção de uma fábrica em Goiás, em 1975, motivada pelos incentivos fiscais criados pelo governo daquela época, a fim de estimular as indústrias a se instalarem no Estado. Fundada em Aparecida de Goiânia, ao lado da capital Goiânia, às margens da BR-153, a fábrica de bolachas integrou-se à região que vinha a se tornar pioneira na industrialização de Goiás.
Apesar de não ser mais dono da indústria de biscoitos, o prefeito de Goiânia esteve à frente do negócio como sócio. Num dado momento da trajetória empresarial do grupo de sócios, houve uma oferta de uma multinacional, onde todos resolveram vender a empresa. Sandro tem orgulho de ter transformado a pequena fábrica numa grande indústria espalhada pelo Brasil, um produto que conquistou o paladar de todos os goianos e que leva seu nome, Mabel.