Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais propõe política de prevenção a doenças transmitidas por vetores

20 de Janeiro de 2025 às 11:11

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vão deliberar sobre o projeto de lei nº 635/25, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), cujo objetivo é instituir a política pública estadual de prevenção a doenças transmitidas por vetores em Goiás. A matéria já foi lida em Plenário e agora segue a tramitação regular.

Vetores de doenças são seres vivos que transportam vírus, bactérias ou parasitas, transmitindo-os para outros organismos vivos: insetos como o mosquito Aedes aegypti e o barbeiro, por exemplo, são responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, febre chikungunya e a doenças de chagas, respectivamente. Outros animais também podem se enquadrar nessa classificação, como roedores, felinos e caninos, responsáveis, nessa ordem, por outras patologias como leptospirose, toxoplasmose e a raiva humana.

A matéria estabelece como diretrizes da política estadual a promoção de ações contínuas de educação em saúde, evidenciando a importância do controle e prevenção dos vetores, além do estimulo à participação comunitárias nas atividades de combate. O texto também determina a ampliação da capacidade de vigilância epidemiológica e ambientam e a disponibilização de insumos e equipamentos necessários para o controle e atendimento à população.

Na justificativa do projeto, Morais apontou que enfermidades como dengue, zika vírus, chikungunya e leishmaniose têm impactado milhares de goianos, sobrecarregando o sistema de saúde e gerando prejuízos econômicos e sociais. “A presente proposição busca enfrentar de forma sistemática e integrada os desafios impostos pelas doenças transmitidas por vetores, que representam um problema de saúde pública significativo no Estado de Goiás”, anota o legislador.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.