Ícone alego digital Ícone alego digital

Prefeitos de três cidades goianas podem ganhar título de cidadania

17 de Janeiro de 2025 às 07:30

Por iniciativa do deputado George Morais (PDT), os mandatários das cidades de Indiara, Aparecida do Rio Doce e Silvânia podem ganhar da Assembleia Legislativa de Goiás o título que eles já detêm de fato: a cidadania goiana.

O parlamentar apresentou projeto de concessão do título de cidadania aos três prefeitos eleitos no pleito de 2024, antes mesmo da abertura dos trabalhos legislativos deste ano, durante o período de convocação extraordinária.

Morais coloca que as propostas foram motivadas pelo trabalho e compromisso dos homenageados com o desenvolvimento do Estado, por meio da dedicação a várias causas nos municípios goianos, entre elas, a política institucional.

Uma das proposituras contempla o prefeito de Silvânia, Carlos José Mayer dos Santos (UB), empresário e produtor rural. Em 2022, ele também foi eleito para a presidência do Sindicato Rural de Silvânia, cidade localizada na região da Estrada de Ferro, para o triênio 2022/2025.

Natural de Mogi Das Cruzes (SP), Carlão, como é conhecido na cidade, foi candidato a prefeito em 2024, pela coligação "Avança Silvânia", que reuniu os partidos União Brasil, partido ao qual é filiado, MDB e PL.

“Carlos José Mayer dos Santos tem se dedicado ao desenvolvimento de Silvânia, demonstrando compromisso com o bem-estar da população e com o progresso do Estado de Goiás. Sua atuação como gestor público merece o reconhecimento do povo goiano”, argumenta Morais na justificativa do projeto, que tramita com o número 622/25.

Também pode ganhar o título de cidadania o prefeito de Aparecida do Rio Doce, na região Sudoeste do Estado, Edy Carlos Gonçalves (MDB). O popular “Bodão” nasceu em Jales, no estado de São Paulo, é empresário e tem 55 anos de idade. Ele foi candidato à reeleição pela coligação "O Progresso Continua", que reuniu o seu partido, MDB, o PP e o Avante. A matéria que trata da concessão do Título de Cidadania Goiana a Gonçalves tramita na Alego com o número 621/25.

Por último, George Morais também pretende tornar cidadão goiano, o prefeito de Indiara, Marconi Maciel de Melo Matias (PL), jovem médico, natural de São Luís, capital do Maranhão. O projeto foi protocolado pelo parlamentar com o número 620/25.

Dr. Conin, como é conhecido em Indiara, cidade do Sul goiano, é do Partido Liberal e disputou a prefeitura pela coligação "Unidos Pela Renovação", que reuniu, além do PL, o Podemos, o PSD e a Federação PSDB/Cidadania. Foi eleito e assumiu o cargo, pela primeira vez, em 1º de janeiro de 2025.

Todas as propostas foram apresentadas e precisam passar por todo o trâmite legislativo, que inclui aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e pelo Plenário da Casa. As matérias devem seguir para análise da CCJ logo que os trabalhos legislativos de 2025 forem abertos, no dia 15 de fevereiro.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.