Prefeitos de três cidades goianas podem ganhar título de cidadania
Por iniciativa do deputado George Morais (PDT), os mandatários das cidades de Indiara, Aparecida do Rio Doce e Silvânia podem ganhar da Assembleia Legislativa de Goiás o título que eles já detêm de fato: a cidadania goiana.
O parlamentar apresentou projeto de concessão do título de cidadania aos três prefeitos eleitos no pleito de 2024, antes mesmo da abertura dos trabalhos legislativos deste ano, durante o período de convocação extraordinária.
Morais coloca que as propostas foram motivadas pelo trabalho e compromisso dos homenageados com o desenvolvimento do Estado, por meio da dedicação a várias causas nos municípios goianos, entre elas, a política institucional.
Uma das proposituras contempla o prefeito de Silvânia, Carlos José Mayer dos Santos (UB), empresário e produtor rural. Em 2022, ele também foi eleito para a presidência do Sindicato Rural de Silvânia, cidade localizada na região da Estrada de Ferro, para o triênio 2022/2025.
Natural de Mogi Das Cruzes (SP), Carlão, como é conhecido na cidade, foi candidato a prefeito em 2024, pela coligação "Avança Silvânia", que reuniu os partidos União Brasil, partido ao qual é filiado, MDB e PL.
“Carlos José Mayer dos Santos tem se dedicado ao desenvolvimento de Silvânia, demonstrando compromisso com o bem-estar da população e com o progresso do Estado de Goiás. Sua atuação como gestor público merece o reconhecimento do povo goiano”, argumenta Morais na justificativa do projeto, que tramita com o número 622/25.
Também pode ganhar o título de cidadania o prefeito de Aparecida do Rio Doce, na região Sudoeste do Estado, Edy Carlos Gonçalves (MDB). O popular “Bodão” nasceu em Jales, no estado de São Paulo, é empresário e tem 55 anos de idade. Ele foi candidato à reeleição pela coligação "O Progresso Continua", que reuniu o seu partido, MDB, o PP e o Avante. A matéria que trata da concessão do Título de Cidadania Goiana a Gonçalves tramita na Alego com o número 621/25.
Por último, George Morais também pretende tornar cidadão goiano, o prefeito de Indiara, Marconi Maciel de Melo Matias (PL), jovem médico, natural de São Luís, capital do Maranhão. O projeto foi protocolado pelo parlamentar com o número 620/25.
Dr. Conin, como é conhecido em Indiara, cidade do Sul goiano, é do Partido Liberal e disputou a prefeitura pela coligação "Unidos Pela Renovação", que reuniu, além do PL, o Podemos, o PSD e a Federação PSDB/Cidadania. Foi eleito e assumiu o cargo, pela primeira vez, em 1º de janeiro de 2025.
Todas as propostas foram apresentadas e precisam passar por todo o trâmite legislativo, que inclui aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e pelo Plenário da Casa. As matérias devem seguir para análise da CCJ logo que os trabalhos legislativos de 2025 forem abertos, no dia 15 de fevereiro.