Ícone alego digital Ícone alego digital

Em reuniões da Comissão Mista e da CCJ, deputados aprovam projetos do Governo e decretos de calamidade pública

20 de Janeiro de 2025 às 17:00
Crédito: Maykon Cardoso
Em reuniões da Comissão Mista e da CCJ, deputados aprovam projetos do Governo e decretos de calamidade pública
Comissão Mista

Os deputados da Comissão Mista realizaram duas reuniões na tarde desta segunda-feira, 20, quando apreciaram uma sequência de processos legislativos enviados pela Governadoria, além de projetos do Tribunal de Contas dos Municípios e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. O encontro, que foi realizado no Auditório Júlio da Retífica, teve como presidente em exercício o deputado Coronel Adailton (Solidariedade).

Um dos projetos aprovados na primeira reunião da Mista foi o de n° 889/25, da Governadoria de Goiás. O texto autoriza o Estado a adquirir imóvel em Mineiros, por doação onerosa do município. A relatora do texto foi a deputada Rosângela Rezende (Agir), que se posicionou de maneira favorável à iniciativa. O parecer terminou acatado por unanimidade. 

Os outros processos votados foram:

Nº 765/25 - Governadoria - Altera leis que dispõe sobre matéria tributária. Relatoria da deputada Rosângela Rezende, cujo parecer foi favorável.

Nº 888/25 - Governadoria - Dispõe sobre a criação e a denominação de estabelecimento de ensino. Relatoria do deputado Wilde Cambão (UB), cujo parecer foi favorável.

Calamidade

Logo após o primeiro encontro da Mista, foi realizada reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que foi conduzida pelo vice-presidente, deputado Amilton Filho (MDB), quando foram aprovados projetos que declaram estado de calamidade pública em três municípios do Estado e uma matéria da Mesa Diretora da Casa.

Os deputados aprovaram o voto em separado do líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB), ao texto (n° 215/25) que declara estado de calamidade pública no município de Goiânia. O texto, assinado pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), decreta calamidade nas pastas da Fazenda e da Saúde da Capital. 

"Estou seguindo a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios em relação à [pasta da] Saúde de Goiânia. Não vou me manifestar em relação à [pasta de] Finanças, pois eles vão juntar outros documentos. Meu voto é favorável, por um período de seis meses, para que o município tenha um prazo de seis meses de calamidade na saúde municipal. Quanto às finanças, faltam documentos. Mas posteriormente, com documentos em mãos, vamos ouvir o TCM para aprovar ou não a declaração", disse o parlamentar ao justificar sua manifestação.

Também foi aprovado o parecer pela diligência ao processo n° 644/25. O texto é resultado de uma iniciativa da Prefeitura de Guarinos e declara estado de calamidade pública no município. O parecer pela diligência foi assinado pelo deputado Coronel Adailton e requer parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

Os membros do colegiado aprovaram ainda o processo legislativo n° 737/25. A matéria, encaminhada pela Prefeitura de Pilar de Goiás, decreta estado de calamidade pública no município. O parecer do relator, deputado Issy Quinan (MDB), foi pela diligência da matéria ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e terminou acatado por unanimidade.

O projeto de resolução nº 529/25, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, também recebeu aval do colegiado. A matéria pleiteia alteração na Norma de nº 1.007, de 20 de abril de 1999, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa da Casa. O objetivo é instituir, no Parlamento estadual, a Secretaria de Regularização Fundiária, bem como o plano de classificação de cargos do setor. O parecer favorável à matéria foi assinado pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade) e terminou acatado por unanimidade. 

Segundo encontro da Comissão Mista

Após a reunião da CCJ, foi realizada a segunda reunião da Mista, também conduzida por Amilton Filho, quando foram votados processos do Tribunal de Contas dos Municípios e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Veja a seguir quais foram as matérias.

Processo nº 314/25 – Tribunal de Contas dos Municípios – Concede revisão anual geral da remuneração dos servidores do órgão. Relatoria do deputado Virmondes Cruvinel, com parecer favorável.

Processo nº 681/25 – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - Concede revisão anual geral da remuneração dos servidores do Poder Judiciário. Relatoria do deputado Virmondes Cruvinel, com parecer favorável.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.