Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem pleiteia inclusão da Folia de Reis de São Francisco de Goiás no calendário oficial do Estado

23 de Janeiro de 2025 às 14:00
Crédito: Hellenn Reis
Mauro Rubem pleiteia inclusão da Folia de Reis de São Francisco de Goiás no calendário oficial do Estado
Deputado Mauro Rubem

O deputado Mauro Rubem (PT) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 931/25, incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa de Folia de Reis, realizada no município de São Francisco de Goiás, entre 25 de dezembro a 6 de janeiro. 

Em sua justificativa, o parlamentar frisa que o evento representa um dos mais importantes símbolos da cultura popular e religiosa do Estado de Goiás. Trata-se, segundo Rubem, de “uma manifestação que remonta aos tempos coloniais e mantém vivas as tradições do catolicismo popular, influenciado pelas raízes ibéricas trazidas pelos colonizadores portugueses”. 

Por se tratar de um patrimônio imaterial do Brasil, conforme reconhecimento de diversos estados e municípios, dada sua relevância para a identidade cultural do povo brasileiro, o autor da iniciativa destaca que a inclusão da festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás busca assegurar a preservação dessa prática centenária, fomentar o turismo religioso e cultural e reconhecer a importância histórica do evento para a comunidade local e para o Estado.

“O evento envolve grupos de foliões que percorrem as comunidades do município de São Francisco de Goiás, levando bênçãos e cantorias às casas e famílias devotas”, pontua o deputado, ao ressaltar a importância religiosa da Folia de Reis à sociedade. “A festa tem um significado religioso profundo, pois expressa a devoção popular e o sentimento de fé da comunidade”, frisa. 

O parlamentar também destaca o papel fundamental da festividade na coesão social e na transmissão de saberes tradicionais entre gerações, bem como sua contribuição para o turismo cultural e a economia local, além da preservação e valorização da cultura popular. “A Festa de Folia de Reis do município de São Francisco de Goiás é mais do que um evento religioso: trata-se de um símbolo da resistência cultural e da identidade do povo goiano”, justifica.

“A inclusão dessa festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás representa um importante passo para garantir a preservação e a valorização desse patrimônio imaterial, além de fomentar o turismo religioso e cultural e incentivar o crescimento econômico do município”, conclui o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.