Mauro Rubem pleiteia inclusão da Folia de Reis de São Francisco de Goiás no calendário oficial do Estado
O deputado Mauro Rubem (PT) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 931/25, incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa de Folia de Reis, realizada no município de São Francisco de Goiás, entre 25 de dezembro a 6 de janeiro.
Em sua justificativa, o parlamentar frisa que o evento representa um dos mais importantes símbolos da cultura popular e religiosa do Estado de Goiás. Trata-se, segundo Rubem, de “uma manifestação que remonta aos tempos coloniais e mantém vivas as tradições do catolicismo popular, influenciado pelas raízes ibéricas trazidas pelos colonizadores portugueses”.
Por se tratar de um patrimônio imaterial do Brasil, conforme reconhecimento de diversos estados e municípios, dada sua relevância para a identidade cultural do povo brasileiro, o autor da iniciativa destaca que a inclusão da festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás busca assegurar a preservação dessa prática centenária, fomentar o turismo religioso e cultural e reconhecer a importância histórica do evento para a comunidade local e para o Estado.
“O evento envolve grupos de foliões que percorrem as comunidades do município de São Francisco de Goiás, levando bênçãos e cantorias às casas e famílias devotas”, pontua o deputado, ao ressaltar a importância religiosa da Folia de Reis à sociedade. “A festa tem um significado religioso profundo, pois expressa a devoção popular e o sentimento de fé da comunidade”, frisa.
O parlamentar também destaca o papel fundamental da festividade na coesão social e na transmissão de saberes tradicionais entre gerações, bem como sua contribuição para o turismo cultural e a economia local, além da preservação e valorização da cultura popular. “A Festa de Folia de Reis do município de São Francisco de Goiás é mais do que um evento religioso: trata-se de um símbolo da resistência cultural e da identidade do povo goiano”, justifica.
“A inclusão dessa festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás representa um importante passo para garantir a preservação e a valorização desse patrimônio imaterial, além de fomentar o turismo religioso e cultural e incentivar o crescimento econômico do município”, conclui o parlamentar.