Paulo Cezar Martins propõe criação de "Fevereiro Roxo" para conscientização sobre Alzheimer e outras doenças
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei 936/25, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que propõe a criação do "Fevereiro Roxo" no estado. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de três doenças crônicas: lúpus, Alzheimer e fibromialgia.
Após a leitura em plenário, o projeto será encaminhado para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta busca dar visibilidade e a devida importância ao diagnóstico precoce dessas condições, com o objetivo de embasar políticas públicas de saúde voltadas para esses pacientes.
O principal objetivo da criação do mês temático é disseminar informações sobre os sintomas e tratamentos disponíveis para lúpus, Alzheimer e fibromialgia, buscando proporcionar o máximo de bem-estar possível às pessoas acometidas por essas doenças. O deputado Martins destaca a importância de alertar a população sobre a necessidade de procurar um médico especialista assim que surgirem os primeiros sintomas.
"Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de respostas positivas ao tratamento dos sintomas associados à doença. Embora ainda não haja cura para nenhuma das três condições, o tratamento adequado é fundamental para evitar severas restrições à qualidade de vida dos pacientes", afirma o parlamentar em suas justificativas.
O projeto de lei enfatiza a necessidade de sensibilizar e encorajar a população a buscar assistência médica desde os primeiros sinais, visando uma melhor qualidade de vida para todos. "Como parlamentar desta Casa de Lei, e sempre atento às necessidades do povo goiano, pretendo não apenas sensibilizar a população, mas também encorajá-la a buscar por assistência médica desde os primeiros sinais", declarou Martins.