Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Cezar Martins propõe criação do Fevereiro Roxo para conscientização sobre Alzheimer e outras doenças

22 de Janeiro de 2025 às 07:55

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei 936/25, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que propõe a criação do Fevereiro Roxo no Estado. A iniciativa visa a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de três doenças crônicas: lúpus, Alzheimer e fibromialgia.

Após a leitura em Plenário, o projeto será encaminhado para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta busca dar visibilidade e a devida importância ao diagnóstico precoce dessas condições, com o objetivo de embasar políticas públicas de saúde voltadas para esses pacientes.

O principal objetivo da criação do mês temático é disseminar informações sobre os sintomas e tratamentos disponíveis para lúpus, Alzheimer e fibromialgia, buscando proporcionar o máximo de bem-estar possível às pessoas acometidas por essas doenças. O deputado Martins destaca a importância de alertar a população sobre a necessidade de procurar um médico especialista assim que surgirem os primeiros sintomas.

"Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de respostas positivas ao tratamento dos sintomas associados à doença. Embora ainda não haja cura para nenhuma das três condições, o tratamento adequado é fundamental para evitar severas restrições à qualidade de vida dos pacientes", afirma o parlamentar em suas justificativas.

O projeto de lei enfatiza a necessidade de sensibilizar e encorajar a população a buscar assistência médica desde os primeiros sinais, visando uma melhor qualidade de vida para todos. "Como parlamentar desta Casa de Lei, e sempre atento às necessidades do povo goiano, pretendo não apenas sensibilizar a população, mas também encorajá-la a buscar por assistência médica desde os primeiros sinais", declarou Martins.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.