Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais sugere programa para fiscalizar e punir maus-tratos contra idosos

05 de Fevereiro de 2025 às 15:30

O deputado estadual Dr. George Morais (PDT) apresentou o projeto de lei nº 1652/25, que propõe a criação do Programa Estadual de Fiscalização e Punição de Maus-Tratos contra a Pessoa Idosa. De acordo com a proposta, o programa se desenvolverá por meio de núcleos especializados dentro do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e das defensorias públicas estaduais, para a investigação, fiscalização e punição de casos de maus-tratos, incluindo negligência, abuso financeiro e outras formas de violência.

Esses núcleos terão os objetivos de investigar, com prioridade, denúncias de maus-tratos, abuso financeiro e negligência contra pessoas idosas; oferecer apoio jurídico imediato às vítimas, incluindo a assistência jurídica e a proteção legal; realizar ações educativas e de orientação para familiares, cuidadores e instituições sobre os direitos das pessoas idosas; e promover a integração com as autoridades competentes para uma resposta rápida e eficaz.

Além disso, o MP-GO e as Defensorias Públicas do Estado de Goiás estabelecerão protocolos de atendimento prioritário para casos envolvendo pessoas idosas vítimas de violência. Ademais, o Governo do Estado, por meio de suas secretarias competentes, em parceria com órgãos municipais, deverá implementar programas de capacitação para os membros do ministério público e das defensorias públicas especializados na defesa dos direitos da pessoa idosa, com o objetivo de aprimorar o atendimento, a investigação e a punição dos casos de violência.

Morais justifica que, apesar do amparo legal previsto no artigo 230 da Constituição Federal de 1988, há recorrentes casos de maus-tratos, muitos deles encobertos pela fragilidade das vítimas ou pela ausência de mecanismos efetivos de combate e prevenção. Com a criação do programa, pretende-se proporcionar uma abordagem mais ágil, eficaz e humanizada no combate às diversas formas de violência contra esse grupo. “Desta forma, torna-se essencial que o Estado de Goiás desenvolva iniciativas concretas para enfrentar essa problemática”, justificou o parlamentar.

O projeto será apresentado em Plenário e encaminhado para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) no retorno dos trabalhos legislativos, no próximo dia 18. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.