Na retomada dos eventos culturais, Assembleia recebe grupo de idosos para atividades de integração
![Na retomada dos eventos culturais, Assembleia recebe grupo de idosos para atividades de integração](https://spiderminio.al.go.leg.br:9000/portal-rails/uploads/portal/galeria_imagem/imagem/387128/thumb_grande_Hellenn_Reis_-_100.jpg?X-Amz-Expires=600&X-Amz-Date=20250207T235137Z&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=cKsFvhBCaOTfZIZE%2F20250207%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=5b7f06c93061a478fb2dbc301c61b7685a3643dc941e71a24872bd91c4f8f309)
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) abriu as portas, nesta sexta-feira, 7, para um grupo de idosos do projeto Vida Ativa, da Associação de Moradores do Bairro Feliz. A visita faz parte da retomada das atividades culturais da Alego e teve como objetivo promover a integração entre o parlamento e a sociedade, além de fortalecer projetos sociais voltados para a terceira idade.
Os visitantes foram calorosamente recebidos pela gestora de cultura da Casa, Emiliana Pereira, pelo deputado Mauro Rubem (PT) e pelo assessor parlamentar Santiago Gomes, representante do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), em nome do qual lhes deu as boas-vindas. Santiago comentou que Bruno tem grande interesses por tudo que se relaciona ao setor cultural e já participou de uma das atividades promovidas pelo Vida Ativa no Bairro Feliz.
A gestora ressaltou a importância do evento, ao afirmar que a Assembleia está recomeçando suas atividades culturais e que o grupo de idosos participa do evento inaugural. “Estamos dando continuidade às atividades, com muitas exposições e eventos programados para o mês”, afirmou.
O projeto Vida Ativa é voltado especificamente para pessoas com 60 anos ou mais, que se reúnem semanalmente para participar de atividades que promovem a saúde física e mental. Ela ressaltou que a intenção da Assembleia é fortalecer esses trabalhos sociais e pensar em políticas públicas que garantam acessibilidade e qualidade de vida para os idosos.
O deputado Mauro Rubem (PT) também se manifestou sobre a importância da integração da Assembleia com a sociedade. “O Parlamento é o lugar das ideias, e é fundamental que a população compreenda a importância de uma vida saudável”, disse. Ele enfatizou a necessidade de bons hábitos e a importância da vacinação, alertando sobre os riscos de não se cuidar da saúde.
Mariana Leão, professora de educação física da Associação dos Idosos, destacou a relevância da visibilidade do grupo dentro da Alego. “É importante mostrar que nossos idosos são ativos e que queremos trazer mais projetos para a terceira idade”, afirmou.
Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer o Parlamento goiano, e a experiência foi descrita como enriquecedora. Maria Carmelita Aleixo, uma das participantes do projeto, compartilhou sua satisfação com a experiência. “Além da sociabilidade, trabalhamos nosso corpo, o que ajuda muito na saúde. A interação com outros grupos é maravilhosa”, disse. Ela também expressou sua admiração pela Assembleia, elogiando a beleza do espaço e das exposições.
O evento não apenas proporcionou um dia de atividades culturais, mas também reforçou a importância do envolvimento da sociedade com as políticas públicas voltadas para a terceira idade, promovendo um diálogo entre os idosos e os representantes do Governo. A Assembleia Legislativa continua a se comprometer com iniciativas que valorizem e integrem a população idosa, e busca sempre novas formas de promover o bem-estar e a qualidade de vida.