Gugu Nader relata vulnerabilidade de ponte em Itumbiara e convida para audiência pública
O deputado Gugu Nader (Avante) foi o quarto a pedir a palavra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 18, e aproveitou a oportunidade para divulgar a audiência pública, de sua iniciativa, a ser realizada na Assembleia Legislativa no próximo dia 24, às 10 horas, para discutir a situação da Ponte Affonso Pena, entre as cidades de Itumbiara, em Goiás e Araporã, em Minas Gerais.
Segundo o parlamentar, a ponte, que é tombada como patrimônio cultural brasileiro, está com a segurança comprometida. Nader afirmou tratar-se de uma das poucas pontes pênsil do Brasil ( sustentada por cabos ou tirantes de suspensão) e que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) detectou uma vulnerabilidade grave na estrutura para o trânsito de automóveis.
“A segurança da Ponte Affonso Pena está sob a responsabilidade do Iphan. Queremos essa audiência pública para discutir o que fazer para resolver a situação da ponte, antes que vire uma tragédia. Não vamos esperar isso acontecer, precisamos cuidar das vidas que poderão ser perdidas”, defendeu Gugu Nader.
Ponte Affonso Pena
A ponte ligando Goiás a Minas Gerais foi inaugurada em 27 de maio de 1912. Com 240 metros de comprimento, a estrutura de ferro recebeu tabuado de madeira e se tornou rodoferroviária, incrementando a economia na região. A Ponte Pênsil Affonso Penna, além de seu significado como obra de engenharia e arquitetura representativa do início do século XX, significa a integração socioeconômica da Região Centro-Oeste ao restante do País.