Nova composição das comissões e definição dos respectivos comandos são esperadas para o início do biênio

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) inaugurou o biênio 2025/2027 com a definição da nova composição das comissões técnicas, essenciais para a análise de projetos de lei. O Decreto Administrativo nº 3.855, que definiu os deputados que irão compor os colegiados, foi publicado no Diário Oficial da Alego na última sexta-feira, 14. Com o retorno das reuniões colegiadas, devem ser eleitos os respectivos presidentes à medida que os primeiros encontros forem realizados.
Presidências já definidas
Algumas comissões já tiveram as presidências definidas para o novo período legislativo. O deputado Amilton Filho (MDB) assumiu o comando da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão Mista. Ele, que nos últimos dois anos exerceu o cargo de vice-presidente desses colegiados, destaca a importância da parceria com parlamentares e prefeitos na condução dos trabalhos.
Sobre as expectativas para o biênio, o emedebista afirmou que pretende garantir um espaço de debate amplo e respeitoso. “Podem esperar de mim todo o respaldo para garantirmos que a CCJ e a Comissão Mista sejam o palco de bons debates e discussões, respeitando o tempo de fala e a opinião de cada um. Quero ser parceiro de cada deputado e deputada, para aprimorarmos as matérias que chegarem nesta Casa”, declarou.
O parlamentar também reafirmou o compromisso com a saúde e educação, além de destacar a necessidade de melhorias na infraestrutura dessas áreas em todo o Estado. Além disso, prometeu continuar o trabalho em prol das pessoas autistas, uma de suas principais bandeiras.
Outro colegiado que já definiu o presidente é a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, que passa a ser presidida pelo deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade). Em segundo mandato na Casa, ele assume essa nova função após comandar a CCJ e a Comissão Mista no primeiro biênio da 20ª Legislatura. O parlamentar destaca que um dos focos dele será o fortalecimento da infraestrutura estadual e o acompanhamento de processos relacionados à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Buscaremos maior transparência e mais debates com a população, especialmente no que diz respeito à LDO e à LOA. Queremos ampliar o número de audiências públicas no interior do Estado, para garantir que as decisões orçamentárias reflitam os interesses da sociedade”, ressaltou.
O parlamentar também mencionou que acompanhará de perto a possibilidade de adesão de Goiás ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que pode permitir ao Estado sair do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Segundo o legislador, essa mudança pode trazer impacto positivo para a infraestrutura, com mais recursos destinados a obras, como pavimentações e construções de pontes e rodovias.
Expectativa para as demais comissões
Com a retomada das atividades parlamentares, as demais comissões também deverão definir as lideranças nas próximas reuniões. A expectativa é que o trabalho legislativo seja conduzido com foco no aprimoramento das matérias em discussão, com o intuito de garantir transparência e eficiência na tramitação dos projetos.
A composição completa dos colegiados e demais informações sobre os trabalhos destes podem ser acompanhadas por meio dos canais oficiais da Alego.