“2025 será um ano de realizações”, afirma Lineu Olimpio sobre o trabalho a ser desenvolvido na Assembleia Legislativa

Pensando nas expectativas do exercício parlamentar de 2025, o deputado Lineu Olimpio (MDB) comentou sobre o papel que planeja desempenhar na 3ª Sessão Legislativa. Em entrevista à Agência Yocihar Maeda, vinculada à Diretoria de Comunicação do Parlamento, Olimpio deu uma prévia dos projetos que pretende implementar no segundo biênio da 20ª Legislatura.
De início, o parlamentar apontou que, no primeiro biênio deste mandato, apresentou vários projetos, incluindo propostas de emenda à Constituição do Estado e declarou que as ações trouxeram importantes resultados à população goiana.
Como exemplo de conquistas que trouxe ao Estado, Olimpio citou o comando, em 2023 e 2024, da Comissão de Minas e Energia. “É uma comissão muito importante, na qual temos uma participação muito efetiva na discussão de projetos importantes. Trazemos ao conhecimento do Governo a posição do setor energético e isso tem levado a resultados importantes, como a Norma Técnica 44, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), que trata da segurança em sistemas fotovoltaicos, bem como a questão do ICMS nas energias fotovoltaicas, a implementação de indústrias mineradores e a participação em eventos que fortaleceram o setor no Estado”.
Parcerias e relação com o Executivo
Nesse sentido, o parlamentar observou que pretende continuar com as parcerias com a Câmara Setorial de Mineração (Casmin), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), por meio da Gerência de Mineração, e com as universidades. O parlamentar destacou, também, os esforços coletivos das entidades para estabelecerem um Plano de Mineração e Resíduos Minerais em Goiás.
Olimpio salientou que sempre contou com o Poder Executivo e que atua em conjunto com as pautas do Governo. Ele mencionou que as expectativas para 2025 é de que a relação continue sendo recíproca. “Temos um compromisso com a pauta do Governo. Temos discussões, algumas discordâncias, alguns vetos que chegam para nós. Mas nossa linha com o Governo e o secretariado tem sido a melhor possível. Fato é que os municípios que nós representamos têm recebido benefícios em todas as áreas. Agradecemos ao governador Ronaldo Caiado, à primeira-dama Gracinha e ao nosso vice-governador Daniel Vilela”, apontou.
Expectativas
O parlamentar também abordou o Programa Deputados Aqui, que levará serviços essenciais aos municípios goianos com mais de 10 mil habitantes e afirmou que unirá esforços nas ações sociais para levar assistência, dignidade e resultados à comunidade, principalmente nos municípios que representa.
Quanto a projetos de lei de sua autoria, Olimpio afirmou que todos os projetos que ainda tramitam na Casa terão atenção do gabinete, mas um em especial foi destacado por ele. “Temos um projeto relacionado à infraestrutura do Estado. Mas ainda estamos buscando elementos que possibilitem uma apresentação mais consistente desse projeto”, informou.
Ele também mencionou as expectativas para a apresentação de um projeto cujo objetivo é acompanhar e fiscalizar as grandes obras públicas, principalmente aquelas mais antigas. O emedebista apontou que a medida terá um caráter preventivo no sentido de fiscalizar a conservação das estruturas. Ele citou as tragédias na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa entre os Estados do Tocantins e Maranhão, que vitimou 14 pessoas e deixou mais três desaparecidas; e, mais recente, a queda do teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou na morte de uma turista no dia 5 de fevereiro. “Obras assim precisam de uma fiscalização e do laudo de um profissional”, apontou.
Por fim, Olimpio disse que 2025 será um ano para realizações. “Será um ano de grande preparação, com foco no desenvolvimento dos projetos, apresentação das nossas emendas para municípios e a busca de parcerias para as próximas eleições. Não será um ano apenas de expectativa, mas de realizações. Esperamos a entrega de produtos, de emendas, de serviços e temos a expectativa com o governo de fazermos a maior entrega de infraestrutura na história de Goiás. Temos investimentos, projetos que já estão licitados, apenas aguardando ordens de serviços e novas iniciativas. Especificamente em relação a nosso mandato, iremos acompanhar os municípios e as lideranças e nos prepararmos para as eleições de 2026”, concluiu.