Ícone alego digital Ícone alego digital

Turismo em Goiás cresce acima da média nacional. Ações do Legislativo apresentam resultados positivos

26 de Fevereiro de 2025 às 15:00
Turismo em Goiás cresce acima da média nacional. Ações do Legislativo apresentam resultados positivos

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), em entrevista à equipe de reportagem da Agência de Notícias, comentou a mais recente Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que o turismo em Goiás cresceu acima da média nacional.

Segundo revela a Pesquisa Mensal de Serviços, o turismo em Goiás conquistou o terceiro lugar no ranking dos estados brasileiros que registraram maior crescimento do setor, em dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, ficando atrás apenas do Pará e do Amazonas. O levantamento indica que o volume de atividades turísticas cresceu 15,5% em Goiás, acima da média nacional que ficou em 9,5%.

Os dados mostram que estamos no caminho certo, fortalecendo essa atividade e Goiás está na frente. Estamos com quase 15% de crescimento em relação aos outros estados, a média nacional é de menos de 10%, então significa dizer que estamos no caminho certo, com um trabalho integrado em sinergia com o Governo do Estado, com a Assembleia Legislativa, com o Sebrae Goiás e com a iniciativa privada”, assegurou o presidente do colegiado. 

O parlamentar relembrou que assumiu a presidência da Comissão de Turismo em 2019, logo no início do seu primeiro mandato. A partir desse período, sempre esteve à frente do colegiado, buscando ao máximo alavancar a atividade do turismo em todo o Estado, trazendo para a Assembleia os prefeitos, os secretários municipais de turismo, promovendo seminários e fóruns legislativos, sempre buscando caminhos para capitanear mais recursos e divulgar os vários destinos turísticos que existem em Goiás. 

“Nesse sentido, acredito que colaboramos bastante para incrementar a atividade. Nesse formato, continuaremos trabalhando, com a força da comissão, com os deputados que integram o colegiado, com a participação efetiva do nosso presidente, o deputado Bruno Peixoto (UB), que não mede esforços para encaminhar conosco os meios necessários, a TV Assembleia e a Agência de Notícias que nos acompanham em todas as nossas missões".

Ele destacou que para 2025, o colegiado já está preparando um seminário para acolher os novos secretários de turismo e já alinhar as atividades para que bons projetos sejam apresentados nos Governos Estadual e Federal, angariando verbas para expandir ainda mais o turismo. “A ideia é fazer com que os novos secretários se apaixonem pelo turismo, porque verdadeiramente é uma atividade capaz de mexer com qualquer um, fazendo a gente se apaixonar e produzir resultados positivos”, reforçou. 

Receita do turismo também surpreende

A receita proveniente das atividades turísticas em Goiás também surpreendeu. Segundo o IBGE, o Estado registrou um aumento de 19,4% em dezembro. O desempenho positivo superou a média do País, que apresentou crescimento de 10,6% no mesmo período. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, em comparação com 2023, a receita nominal das atividades turísticas em Goiás registrou uma expansão de 12%. Já os dados analisados nacionalmente demonstraram avanço de 9,7%.

Na avaliação do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, os números positivos são fruto de uma política pública consistente voltada para o desenvolvimento do turismo goiano. “Estamos focados em levar os atrativos do Estado para as principais feiras nacionais e internacionais, além de trabalhar a governança pública e atuar em parceria com a iniciativa privada. O resultado está aí, e temos muitos projetos para serem executados em 2025”, informou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.