Assembleia homenageia a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nesta terça, 25
Nesta terça-feira, 25, às 9 horas, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará uma sessão solene extraordinária em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O evento acontecerá no Plenário Iris Rezende e é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB).
A Apae Goiânia foi fundada em 1969 e é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que atua na defesa e garantia de direitos, na prevenção e no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências (deficiências múltiplas).
Atualmente a instituição atende, em média, 600 usuários e suas famílias nas áreas de assistência social, prevenção, saúde, educação, emprego e renda (preparação, qualificação e encaminhamento para o mundo do trabalho).
Além da capital, outras cidades goianas contam com unidades da Apae, como Anápolis, onde a associação foi estabelecida em setembro de 1969. A Apae Anápolis destaca-se por serviços, como a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), sendo referência no Estado.
Instituição
No Brasil, a primeira Apae foi criada em 1954 e hoje a associação está presente em mais de duas mil cidades. Há mais de 60 anos, a razão da existência da Apae é levar esperança e uma vida melhor a milhares de crianças e jovens com deficiência.
A Apae se caracteriza como uma instituição de assistência social que integra as áreas de educação e saúde, e oferece serviços de referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos a pessoas com deficiência intelectual e, ou múltipla, além do atendimento às famílias dos seus usuários.