Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia homenageia a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nesta terça, 25

24 de Fevereiro de 2025 às 17:30

Nesta terça-feira, 25, às 9 horas, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará uma sessão solene extraordinária em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O evento acontecerá no Plenário Iris Rezende e é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB).

A Apae Goiânia foi fundada em 1969 e é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que atua na defesa e garantia de direitos, na prevenção e no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências (deficiências múltiplas).

Atualmente a instituição atende, em média, 600 usuários e suas famílias nas áreas de assistência social, prevenção, saúde, educação, emprego e renda (preparação, qualificação e encaminhamento para o mundo do trabalho).

Além da capital, outras cidades goianas contam com unidades da Apae, como Anápolis, onde a associação foi estabelecida em setembro de 1969. A Apae Anápolis destaca-se por serviços, como a Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), sendo referência no Estado.

Instituição

No Brasil, a primeira Apae foi criada em 1954 e hoje a associação está presente em mais de duas mil cidades. Há mais de 60 anos, a razão da existência da Apae é levar esperança e uma vida melhor a milhares de crianças e jovens com deficiência.

A Apae se caracteriza como uma instituição de assistência social que integra as áreas de educação e saúde, e oferece serviços de referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos a pessoas com deficiência intelectual e, ou múltipla, além do atendimento às famílias dos seus usuários.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.