Lucas Calil apresenta projeto para reforçar ações de combate à pedofilia
O deputado Lucas Calil (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 3439/25, com o objetivo de que o poder público goiano institua ações de combate à pedofilia, estabelecendo diretrizes para prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes no Estado.
Segundo a matéria, são objetivos dessa política, entre outros: promover a integração entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer o combate à pedofilia e à violência contra crianças e adolescentes; desenvolver e fomentar ações educativas para conscientizar a população sobre os riscos da pedofilia e a importância da denúncia; e implementar estratégias que incentivem ações contínuas de prevenção e enfrentamento aos crimes sexuais contra menores de idade.
Calil explica que a proposta tem como objetivo instituir uma política pública voltada para a prevenção e o combate à pedofilia no Estado, dada a gravidade dos crimes que afetam crianças e adolescentes e o impacto devastador na vida das vítimas e suas famílias. “A violência sexual contra menores é uma questão urgente e exige ações coordenadas entre poder público e sociedade. Por meio da conscientização, da capacitação de profissionais e da ampliação dos canais de denúncia, será possível fortalecer a rede de proteção à infância e combater esse tipo de crime de maneira mais eficaz.”
A matéria será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuído à relatoria.