Deputados aprovam inclusão de eventos culturais e cívicos no calendário estadual
Na sessão ordinária híbrida desta segunda-feira, 24, os deputados aprovaram, em primeira fase, três projetos de lei que incluem eventos tradicionais, culturais e sociais no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
O projeto de nº 11021/24, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), propõe a inclusão do Baile do Rubi, evento tradicional e emblemático da cultura goiana, no calendário oficial. O relator da matéria, deputado Lucas Calil (MDB), destacou a importância da festa para a preservação das tradições culturais do Estado.
Outro projeto aprovado foi o nº 14165/24, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), que visa a incluir a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, realizada anualmente no município de Pilar de Goiás, no calendário oficial. O evento ocorre no sétimo domingo após a Páscoa e é um marco importante na religiosidade e na cultura local. A relatoria da matéria ficou a cargo de Virmondes Cruvinel.
Além disso, o deputado Bruno Peixoto (UB) teve o projeto nº 25390/24 aprovado. O texto propõe a inclusão da Corrida Rosa e Azul no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. Realizada em Goiânia, a corrida, que já está na sétima edição, é um evento de conscientização sobre os cânceres de mama e próstata, com rodas de conversa sobre os temas e apoio à luta contra essas doenças.