Estabelecimento do Dia Estadual do Milho tem chancela definitiva
Segue para sanção ou veto do Executivo estadual, após validação legislativa definitiva na tarde desta quarta-feira, 26, projeto de lei do deputado Gugu Nader (Avante), que propõe a celebração, em 12 de abril, do Dia Estadual do Milho (processo no 3461/25).
Fica estabelecido que, nesse dia, será realizado o Festival do Milho, em Goiânia, em comemoração ao auge da colheita da safra de milho sequeiro no Estado de Goiás. Além disso, o Dia do Milho fica incluso no calendário oficial goiano.
“O milho é um dos pilares da agricultura familiar e, por sua adaptação ao clima e solo do Estado, representa uma das principais fontes de alimento e sustento para as comunidades rurais goianas”, escreve Nader na justificativa da proposição.
O deputado também acrescenta que "sua versatilidade na culinária e sua relevância como insumo para a produção de diversos produtos agroindustriais, como a ração animal e o fubá, faz com que o milho tenha grande impacto na vida cotidiana e no desenvolvimento econômico de Goiás”.