Virmondes Cruvinel quer incluir Circuito Folia no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) protocolou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto que visa a incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado o Circuito Folia Goiás. A iniciativa do parlamentar propõe que a celebração seja realizada anualmente no sábado que antecede a semana do Carnaval.
Segundo Cruvinel, o Circuito Folia Goiás é um evento tradicional que celebra a cultura carnavalesca e promove manifestações artísticas, musicais e folclóricas. Se aprovado, ele será realizado com o objetivo de abranger os diferentes eventos de carnaval promovidos com ênfase na valorização da cultura popular, do turismo regional e da economia criativa.
De acordo com a iniciativa do deputado, o Poder Executivo poderá, por meio dos órgãos competentes, apoiar e incentivar as prefeituras e demais entidades envolvidas na realização do circuito; promover campanhas de divulgação do evento no âmbito estadual, nacional e internacional; fomentar parcerias com o setor privado para captação de recursos e patrocínios; estabelecer diretrizes para a preservação ambiental e a sustentabilidade dos eventos; bem como garantir a segurança e a infraestrutura necessária para o bom desenvolvimento das festividades.
Para ele, o Carnaval é uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil, e, em Goiás, vem se consolidando como um evento de grande impacto social e econômico. "O Circuito Folia Goiás compreende uma série de festividades que ocorrem em Goiânia e em outros diferentes municípios, atraindo não apenas os moradores locais, mas também visitantes de diversas partes do país. A formalização desse circuito no calendário estadual permitirá uma melhor organização, estruturação e planejamento das celebrações, garantindo sua continuidade e expansão", diz.
O parlamentar acrescenta que, além da valorização cultural, o circuito desempenha papel significativo na movimentação econômica, gerando empregos temporários e permanentes em setores como comércio, hotelaria, transporte, alimentação e entretenimento. "Ao fomentar o turismo e o lazer, o evento contribui para o crescimento sustentável de diversas regiões do Estado, promovendo o desenvolvimento de pequenos e médios negócios, além de estimular a profissionalização dos agentes culturais envolvidos".
Por esses e outros motivos elencados no processo legislativo n° 4051/25, Virmondes pede a chancela dos colegas de Parlamento. O texto foi distribuído à relatoria do deputado Charles Bento (MDB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).