Realização de exame pré-natal para detecção de vírus transmissível ao recém-nascido é objeto de proposta do Dr. George Morais

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou o projeto nº 4224/25, com o objetivo de tornar obrigatório, nos exames de acompanhamento pré-natal, a informação da realização de exame de sangue que detecta anticorpos contra o vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV) para as gestantes. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuída ao relator, deputado Veter Martins (UB).
O HTLV é um retrovírus humano oncogênico que infecta principalmente as células do sistema imunológico e pode ser transmitido de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. A realização do diagnóstico preventivo evita o desenvolvimento de doenças graves, como leucemias e linfomas.
Vale ressaltar que se trata de uma infecção silenciosa, não apresenta sintomas imediatos, tornando o diagnóstico precoce medida imperativa e necessária para o combate e controle da transmissão do vírus e para a prevenção de doenças associadas, uma segurança eficaz para a saúde materna e do recém-nascido.