Gustavo Sebba pleiteia criação de programa para a promoção da saúde mental e a qualificação continuada de professores
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) propôs a criação do programa de promoção da saúde mental e psicológica dos professores da rede pública do estado de Goiás. A proposta tramita sob o processo de nº 4398/25.
Intitulado “Escola do Professor”, o programa é inspirado no “Centro de Innovación del Maestro”, de Medellín, na Colômbia. Além do suporte à saúde mental, a matéria também prevê atuação na área da formação continuada, com a oferta de cursos de qualificação para atualização pedagógica, conforme necessidades identificadas pela gestão escolar.
O autor ainda defende a construção de duas unidades de apoio aos educadores, a serem instaladas no Norte e no Sul do estado. No texto, Sebba esclarece que caberá ao Poder Executivo garantir o aporte dos recursos necessários à efetiva implementação. “A atenção continuada aos desafios enfrentados pelos professores, com investimentos em capacitação e saúde mental dos educadores, demonstra um compromisso na melhoria do conteúdo lecionado em sala de aula e, portanto, no avanço da educação goiana”, argumenta o parlamentar.
Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Veter Martins (UB). O próximo passo da tramitação será a inclusão na pauta da Ordem do Dia, para apreciação do Plenário da Casa.