Personalidades do esporte comunitário são homenageadas em sessão solene proposta por Delegado Eduardo Prado

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa quarta-feira, 19, solenidade em reconhecimento à atuação de líderes que trabalham com o esporte comunitário. A homenagem foi em agradecimento ao legado de transformação na vida de jovens e crianças, por meio da inclusão destes pelo esporte.
Prado comandou os trabalhos e teve, ao lado, na mesa diretiva, as seguintes autoridades: o presidente da Central Única das Favelas em Goiás (Cufa – Goiás), Breno Cardoso, acompnhado da esposa, Beatriz de Oliveira Cardoso; o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira; o vice-presidente da Cufa – Goiás, Wanderson Carlos Pereira; a diretora social da Cufa – Goiás, Beatriz Vilela; e o diretor administrativo e financeiro da Cufa – Goiás, Rafael Oliveira.
Durante o discurso, Eduardo Prado contou que o pai, Valdir do Prado, sempre incentivou os filhos no esporte. Ele próprio praticou natação, futebol, judô e tênis de mesa. O deputado afirmou, ainda, que os irmãos também sempre praticaram esporte e, hoje, todos são bem-sucedidos na vida: “Por meio do esporte, nós aprendemos disciplina, respeito, perspicácia, vontade de vencer. Talvez esse incentivo do meu pai ao esporte é que fez que os filhos fossem vitoriosos na vida.”
Em seguida, o parlamentar contou que, ao longo carreira de delegado, sempre se deparou com crianças em situação de muita pobreza e vulnerabilidade social. Primeiro, em Alvorada do Norte, que fica em uma das regiões mais pobres do Estado, viu crianças que tinham talento para o futebol, mas que não tinham incentivo para a prática.
Depois disso, ele veio para Goiânia e assumiu o 22º Distrito Policial, no Jardim Curitiba, considerado um dos bairros mais perigosos da capital, onde também percebeu que faltavam ações de prevenção à entrada no "mundo do crime", especialmente para as crianças. E da mesma forma, quando esteve na Delegacia de Narcóticos, testemunhou muitas crianças em situações degradantes.
Serial killer
Depois, ele também lembrou o caso de maior repercussão em que atuou, do serial killer Thiago Henrique Gomes da Rocha, que segundo Prado, foi uma criança que sofreu bullying, abuso sexual, entre outras violências, ocorrências que moldaram o caráter de Thiago, que já tinha tendência ao transtorno antissocial [comumente chamado de psicopatia]. “E o que esse caso tem a ver com essa solenidade? Tudo. Se tivéssemos um olhar diferente para aquela criança, teríamos identificado que ela precisava de ajuda e talvez, através do esporte, ele não teria se tornado o que se tornou", afirmou o deputado.
O legislador disse que é muito gratificante poder honrar pessoas e conceder a maior honraria do Legislativo, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, ao líder da Cufa, que se tornou uma das maiores entidades do Brasil e tem levado dignidade para milhares de pessoas.
Em seguida, foi exibido um vídeo em homenagem às personalidades que atuam no esporte comunitário em Goiás.
Após a exibição, o vice-presidente da Cufa – Goiás, Wanderson Carlos Pereira, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. Ele lembrou que também é oriundo de projetos sociais, como os desenvolvidos pela Cufa, que não desistem de crianças em situação de vulnerabilidade e mudam as vidas de milhares de famílias: “Estar aqui mostra que vale a pena. Vale a pena você se dedicar, cuidar, investir o seu tempo na vida desses pequenos, que, para muitos, é o escárnio da sociedade, mas só você sabe a realidade dessas famílias.”
O homenageado também sublinhou a importância da atuação das pessoas que oferecem atividades esportivas a crianças, como forma de prevenir que elas sigam por caminhos errados: “Você inibe de acontecer ou de iniciar alguém que seria um potencial criminoso, uma pessoa que não iria agregar à sociedade, mas, por causa da sua dedicação, da sua doação, pode ser que não saia um camisa 10 da seleção, mas vai sair um advogado, o bom político, o juiz, o dono de um supermercado, vai sair um cidadão de bem, a cidadã de bem.”
Na sequência ao rito solene, o deputado Delegado Eduardo Prado entregou ao presidente da Cufa – Goiás, Breno Cardoso, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. E antes do discurso do homenageado, o deputado entregou a Cardoso um projeto de lei apresentado por ele que pretende incluir a "Taça das Favelas", promovida pela Cufa, no Calendário Cívico-Militar do Estado de Goiás.
Gerando oportunidades
Ao falar aos presentes, o líder da Cufa explicou que a entidade não é filantrópica, mas que a atuação dela vai além, buscando desenvolver as pessoas nos territórios periféricos, gerando oportunidades que possam ser janelas de desenvolvimento econômico: “A nossa função é conectar pessoas. Quando a gente realiza a 'Taça das Favelas', o maior campeonato de futebol do mundo entre favelas, comunidades e periferias, a gente tem o objetivo também de trazer essa conexão e de ressignificar o território (...) então, nós não temos vergonha de dizer o nome 'favela'".
O líder afimrou que para eles a favela não é um lugar de carência, não é um lugar de violência, apesar de que isso existe. "Mas muito mais do que isso, as pessoas que estão ali precisam de conexões, de janelas de oportunidades para mostrar seu potencial, porque os maiores potenciais do nosso país são oriundos desse território", considerou.
O presidente da Cufa – Goiás louvou a iniciativa da homenagem em reconhecer figuras que, dentro desse território, são personalidades que desenvolvem o esporte comunitário: “Eu acho isso fantástico, deputado, porque o esporte dentro da comunidade é muito mais importante que o esporte profissional, mas as personalidades do esporte profissional são altamente reconhecidas, mas as do esporte comunitário são muito pouco reconhecidas. Nas comunidades, o esporte é uma ação preventiva. Então, o que vocês fazem, abrindo mão do tempo e de muitas outras coisas para desenvolver o esporte na comunidade, precisa ser mais valorizado nesse país. E hoje é uma oportunidade de fazer isso.”
Na sequência, os outros homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo.