Casa recebe amanhã, 21, fórum para debater aumento de cadeiras para mulheres no Legislativo
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, acontece amanhã, 21, a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), mais uma edição anual do Fórum de Instância de Mulheres de Partidos Políticos de Goiás (FIMPPG). O evento, que reúne atrações culturais, palestras e bazar solidário (com renda destinada ao Cevam e ao Quilombo de Aparecida), é uma preparação para a Marcha FIMPPG para Brasília, cujo foco é a luta por aumento de cadeiras para mulheres nas casas legislativas.
As participantes pretendem interceder junto à bancada goiana na Câmara dos Deputados para que o Congresso Nacional estabeleça, por lei, reserva de cadeiras efetivas para mulheres no Parlamento, em vez da cota de 30% de candidaturas femininas. A posição é também bandeira da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O movimento tem como exemplo o México, que estabeleceu a paridade de gênero em todos os cargos políticos. O evento na Alego antecede a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres, prevista para acontecer em setembro.
Tema e participantes
O fórum, que tem como tema "Homenagens e Reflexões sobre a Atuação das Mulheres", discutirá a baixa representatividade do segmento nas câmaras legislativas e no Executivo e terá como destaque as palestras da advogada Ana Paula de Araújo Rezende Craveiro, presidente do Instituto Iris Rezende; a promotora Villis Marra; a vereadora por Goiânia Daniela da Gilka (PRTB) e a prefeita de Mossâmedes, Marta Caetano (MDB).