Lei de Amilton Filho oficializa Terezópolis como a Capital Estadual do Requeijão
De autoria do deputado Amilton Filho (MDB), a Lei Estadual nº 23.280/25 foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), para reconhecer Terezópolis, município já reconhecido como Capital Gastronômica de Goiás, como Capital Estadual do Requeijão. A nova lei oficializa o título à cidade, que é produtora e referência na produção artesanal e industrial desse produto.
Na motivação da matéria, que recebeu dupla aprovação unânime da Alego sob o nº 10052/24, o deputado argumenta que a pauta é “em reconhecimento à longa tradição na produção de requeijão em Terezópolis, que remonta a décadas e ao papel fundamental que a atividade desempenha na economia local, gerando empregos e renda para a população”.
Para Amilton filho, além da importância econômica, o requeijão é parte integrante da cultura gastronômica de Goiás, essencial em diversas receitas tradicionais da culinária goiana. Nesse sentido, o reconhecimento em discussão visa a preservar e promover essa herança cultural, incentivando a valorização e o consumo desse produto típico goiano.