Dia do Acupunturista é celebrado em solenidade no Palácio Maguito Vilela, em iniciativa do deputado Bruno Peixoto
Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), a Casa homenageou, na noite dessa terça-feira, 25, acupunturistas e outros trabalhadores da saúde. A comemoração é referente ao Dia do Acupunturista, celebrado no último domingo, 23. Durante a solenidade, os profissionais receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento à atuação em benefício da sociedade.
A acupuntura é uma das mais antigas práticas terapêuticas do mundo e vem ganhando cada vez mais espaço na medicina integrativa, contribuindo para tratamentos de dor, ansiedade, estresse e diversas outras condições de saúde. A homenagem foi uma forma de retribuir o trabalho desempenhado pelos acupunturistas e demais profissionais da saúde na promoção do bem-estar da sociedade.
A sessão foi presidida pelo deputado Bruno Peixoto, que teve ao seu lado, na mesa diretiva, o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto Vieira Rodrigues; o presidente da Sociedade Brasileira de Acupuntura (SBA), Jean Luiz de Sousa; a diretora-geral da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas, Lucilene Souza; o secretário de Saúde da Alego, Dr. Gian; o secretário de Serviços Médicos da Alego, Lucas Adorno; o assessor corporativo da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas, Rogério Araújo de Paula; a presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas (Sobrafisa) e do Fórum da Saúde do Estado de Goiás, Simone Lemos; e a primeira-dama de Goiânia, Karolina de Freitas, representando o prefeito Sandro Mabel (UB).
Peixoto começou a sessão lembrando que o secretário de Saúde da Alego, Eduardo Bernardes, era para estar presente, pois foi um dos que mais se empenhou na realização da solenidade. E informou que a ausência dele foi em função de um infarto sofrido, mas, felizmente, já está bem e deve ter alta nos próximos dias. “Ficam aqui as nossas orações para que possa restabelecer a saúde e que Deus possa abençoá-lo para que o mais breve possível ele esteja conosco”.
Incentivador
Na sequência, a presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas falou ao público. Simone Lemos começou sublinhando a grande alegria de estar participando de uma sessão que homenageia os profissionais da acupuntura, especialidade pela qual disse ser apaixonada.
Simone lembrou que Bruno Peixoto é um grande incentivador da profissão e, desde que era vereador, acolheu a sugestão de fazer a homenagem aos acupunturistas na Câmara Municipal. E agora, quando trouxe a proposta para fazer a sessão no Legislativo estadual, o acolhimento foi o mesmo. “Eu falei com a equipe do Bruno e disse que gostaria de trazer a homenagem aos acupunturistas também para a Assembleia Legislativa. E apresentamos ao deputado e hoje estamos aqui”.
Em seguida, o presidente da SBA, Jean Luiz de Sousa, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e, na sequência, discursou em nome dos homenageados. Ele ressaltou que sempre se esforçou para formar acupunturistas, chegando até a ser gestor de uma instituição de ensino, que ministrava a profissão. Mas lembrou que, em todo o país, há uma grande carência de profissionais da área.
O líder classista pontuou que é preciso formar mais acupunturistas, especialmente para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele fez um pedido ao presidente do Parlamento: “Enquanto presidente da Sociedade Brasileira de Acupuntura, faço aqui e agora uma solicitação ao deputado Bruno Peixoto. Que o senhor, na condição de presidente desta Casa, nos auxilie através de contatos com os senadores do Estado de Goiás para que apoiem o projeto de lei que regulamenta a acupuntura no Brasil e que em breve será apreciado pelo Plenário do Senado Federal”.
O presidente da SBA ainda afirmou que quem mais ganha com a acupuntura é a sociedade e o SUS: “É levar aos pacientes o alívio de dores e também, no momento, em que nós vivemos, diminuir gastos com exames e desafogar o sistema”.