Alunos de São Miguel do Passa Quatro visitam Parlamento goiano em programação da Escola do Legislativo

Nesta quarta-feira, 26, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do município de São Miguel do Passa Quatro, acompanhados do prefeito Gilmar Pereira (União) e da primeira-dama Terezinha de Jesus Costa, para conhecer as dependências do Poder Legislativo goiano dentro do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro.
No auditório 1, a visitação contou com a palestra do chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, e acompanhamento da coordenadora do Programa Parlamento Jovem, Mariza Barbosa, na presença do deputado Cairo Salim (PSD).
Na oportunidade, Salim parabenizou a iniciativa do presidente Bruno Peixoto pela criação do projeto, em parceria com a Escola do Legislativo, pois, por meio dele, os deputados podem apreciar as solicitações de municípios goianos interessados em apresentar às crianças o Parlamento goiano. “É muito importante a aproximação com esses jovens porque são eles, verdadeiramente, os deputados do futuro. O nome do projeto veio a calhar, pois queremos apresentar aos jovens a Casa de Leis”, destaca.
Mariza Barbosa, da Escola do Legislativo, explica que essa turma foi selecionada pelo SCFV do município. “Esses alunos pertencem a um grupo de crianças mais carentes do município de São Miguel do Passa Quatro e ficam nesses centros de convivência para fazer reforço escolar e tirar dúvidas com os professores”, relata.
O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira, elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa, considerando ser uma experiência muito engrandecedora aos jovens, visto que muitos deles sequer nunca entraram em um elevador. “Essa visita entusiasma eles, porque faz com que pensem no futuro, vão chegar em casa e comentar com os pais que conheceram a Assembleia, que andaram de elevador. São Miguel do Passa Quatro ser contemplada com esse projeto nos enche de alegria e satisfação”.
A abertura do evento foi conduzida pelo chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão, que destacou a dinâmica do projeto ao informar que o conteúdo explicativo é produzido para crianças e adolescentes. “A necessidade de adequação do conteúdo do perfil do ciclo escolar visitante é necessária. Hoje, recebemos uma turma mista com maior número de crianças na idade de 6 a 10 anos, do ensino fundamental I, e nós fizemos uma adaptação para essa demanda”, finalizou.
Ao final da visita, o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), logo no início da sessão, recebeu as crianças no plenário e celebrou a realização do projeto. Segundo ele, com a média de três visitas de diferentes municípios por semana, a iniciativa já trouxe mais de 150 estudantes ao Palácio Maguito Vilela.
“O Projeto Deputados e Deputada do Futuro apresenta o que é a Assembleia Legislativa, a importância do nosso trabalho e dos serviços ofertados. Além disso, planta a sementinha no coração dessas crianças para seguirem a carreira política”, exaltou o parlamentar.