Legislativo aprova aumento de cargos de delegados na Polícia Civil
Em sessões ordinária e extra na manhã desta 5ª-feira, os deputados aprovaram 5 matérias, sendo a mais importante o projeto do Executivo que permite o remanejamento do quantitativo de vagas entre as classes do cargo efetivo de delegado de polícia da Delegacia-Geral da Polícia Civil, com aumento de 62 postos na classe especial. Também foram aprovadas propostas de reconhecimento oficial para entidades e concessão de títulos de cidadania. As sessões foram transmitidas ao vivo pela TV Assembleia Legislativa.
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, sessões deliberativas ordinária e extraordinária em formato híbrido, no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela. As reuniões movimentaram o Parlamento goiano com apresentação e votação de matérias e pronunciamentos parlamentares.
No início da sessão ordinária, foram lidos ofícios de resposta destinados aos deputados Dr. George Morais (PDT), Virmondes Cruvinel (UB) e Antônio Gomide (PT), conforme informado durante o Expediente. Já na fase de apresentação de matérias, apenas o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) se manifestou. Ele devolveu projetos de lei apreciados na Comissão Mista e solicitou a inclusão dos mesmos na pauta da Ordem do Dia. Além disso, apresentou, em parceria com o deputado Alessandro Moreira (PP), um projeto de lei que concede o Título de Cidadania Goiana a Raimundo Carreiro Silva, atual embaixador do Brasil em Portugal.
Durante a Ordem do Dia da reunião ordinária, cinco matérias foram aprovadas em primeira fase de votação e discussão. Duas delas de autoria da Governadoria e três de parlamentares. Entre as matérias do Executivo, destaca-se o processo nº 6610/25, que propõe alterações na Lei nº 16.901/2010, referente à Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado. A proposta visa ao remanejamento de vagas entre classes do cargo de delegado de polícia, com aumento de 62 vagas na classe especial, distribuídas entre julho de 2025 e julho de 2026, mantendo-se o total de 536 cargos da carreira.
A segunda matéria do Executivo, processo nº 6678/25, promove mudanças na Lei nº 14.063/2001, que regula a Bolsa Garantia. A proposta busca maior transparência e agilidade nas restituições devidas a empresas com saldos remanescentes, garantindo a correta aplicação dos recursos.
Entre as proposições parlamentares aprovadas, está o processo nº 6890/25, do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que inclui a Marcha para Jesus, realizada em Goiânia, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. O parlamentar destacou o caráter cultural e religioso do evento, sua capacidade de atrair grande público e seu impacto positivo na economia local.
Também de autoria de Peixoto, o processo nº 938/25 declara de utilidade pública a Igreja Batista Renovada Amor Pleno, localizada em Goiânia. A instituição religiosa, com quase 16 anos de atuação, realiza cultos e atividades com foco na propagação da fé cristã.
A quinta matéria aprovada, de nº 4411/25, é do deputado Amauri Ribeiro (UB) e confere à marca de sorvetes e picolés Frutos de Goiás o título de Patrimônio Cultural Imaterial goiano. O parlamentar justificou a proposta com base na valorização da cultura local, uso de frutas do Cerrado, projeção da marca e seu legado de superação e contribuição econômica.
Logo após o encerramento da sessão ordinária, o deputado Issy Quinan (MDB), que presidia os trabalhos, convocou sessão extraordinária para deliberar, em definitivo, todas as proposições apreciadas em primeira votação. Com a aprovação da quebra de interstício, os projetos foram votados e aprovados em sua redação final.
Além das votações, os parlamentares também utilizaram a tribuna para abordar temas diversos de interesse da população. Coronel Adailton destacou a exposição dos troféus do Campeonato Goiano de Futebol 2025, instalada no saguão do Palácio Maguito Vilela. Ele convidou a população para visitar a mostra, que permanece aberta até esta sexta-feira, 28, e incentivou a presença do público na grande final do campeonato, marcada para o domingo, 30, no Estádio Serra Dourada. Segundo ele, são esperados cerca de 40 mil torcedores. Como alternativa, mencionou a transmissão do evento pela TV Alego e pelo aplicativo Deputados Aqui, com apresentação do presidente Bruno Peixoto.
O deputado Clécio Alves (Republicanos) subiu à tribuna para convidar os colegas parlamentares e a sociedade para a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Erradicação dos Lixões, de sua iniciativa, marcada para as 14 horas desta quinta-feira, na Sala Júlio da Retífica. Clécio ressaltou a importância do debate sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos e apontou o aterro sanitário de Águas Lindas de Goiás como exemplo de sucesso.
O parlamentar destacou que a Alego é a única Assembleia Legislativa do país a criar uma frente com esse foco e defendeu parcerias em vez de punições aos prefeitos, buscando tornar Goiás modelo nacional na área.
Ao final da sessão extraordinária, o deputado Issy Quinan encerrou os trabalhos e convocou uma nova sessão solene, marcada para as 19 horas, no Plenário Iris Rezende Machado. O evento é de autoria do deputado Clécio Alves e integra a agenda oficial do Legislativo goiano nesta quinta-feira.