Feira Safras & Amigos pode ser incluída no Calendário Cívico, Turístico e Cultural do Estado
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou o projeto de lei nº 6909/25, que busca incluir, no Calendário Cívico, Turístico e Cultural do Estado de Goiás, a Feira Safras & Amigos, realizada anualmente no município de Palmeiras de Goiás.
Virmondes explica que a Feira Safras & Amigos é realizada em março, no Parque de Exposições de Palmeiras de Goiás, sendo organizada pela Agropecuária Bacuri, com o apoio da Prefeitura de Palmeiras de Goiás e de entidades representativas do setor agropecuário.
Na matéria, o parlamentar aponta que a feira tem como objetivos:
I – Fomentar o agronegócio e a economia local, estadual e nacional, por meio da promoção de negócios e parcerias estratégicas entre produtores, pecuaristas, empresários e agentes do setor agropecuário;
II – Estimular a troca de conhecimento e a disseminação de novas tecnologias e práticas no setor agropecuário, por meio de palestras, exposições e painéis técnicos;
III – Valorizar o papel do agronegócio como motor de desenvolvimento econômico e social do estado de Goiás;
IV – Promover o turismo de negócios no município de Palmeiras de Goiás, atraindo visitantes, investidores e especialistas do setor agropecuário de diferentes regiões do país;
V – Consolidar o evento como espaço de fortalecimento do associativismo, da cooperação entre empresas e produtores, e do desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.
Ainda segundo o texto, a feira já se consolidou como um dos principais eventos agropecuários de Goiás e do Brasil Central, atraindo milhares de visitantes e expositores anualmente, o que demonstra sua relevância para o fortalecimento da cadeia produtiva agropecuária e para o incremento das atividades econômicas da região.
“A edição de 2025, que foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de março, no Parque de Exposições de Palmeiras de Goiás, contou com a participação de mais de 60 expositores, uma agenda técnica com oito palestras renomadas e uma estimativa de público superior a 30 mil visitantes”, escreve o deputado.
Cruvinel pontuou também que a programação técnica da feira é um dos seus pontos mais relevantes, incluindo palestras sobre temas estratégicos para o agronegócio, como marketing digital, mercado de grãos e commodities, gestão empresarial, nutrição animal e vegetal, além de práticas sustentáveis no setor agropecuário. “A escolha do município de Palmeiras de Goiás como sede do evento é estratégica”, destaca.
Virmondes acrescenta que o município é reconhecido como um importante polo agropecuário de Goiás, com forte presença de indústrias como: Comigo, Minerva Foods, Grupo BTZ, Goemil e Bremil, que consolidam a região como referência nacional na produção de grãos e carnes para exportação. Portanto, continua o deputado, “a inclusão da Feira Safras & Amigos no Calendário Cívico, Turístico e Cultural do Estado de Goiás permitirá o reconhecimento oficial do evento como patrimônio econômico e cultural do estado, facilitando o apoio institucional e técnico por parte do poder público, e contribuindo para a consolidação de Goiás como referência nacional em produção agropecuária, inovação e sustentabilidade”.
A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída para a relatoria do parlamentar André do Premium (Avante).