Peixoto e Caiado são homenageados em 3° encontro dos agentes comunitários da saúde e combate a endemias

A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta sexta-feira, 28, o terceiro encontro da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás (Fedacse-GO). A reunião foi realizada no Auditório Carlos Vieira, o maior da Casa de Leis, e contou com a participação do presidente do Legislativo, deputado Bruno Peixoto (UB), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), ambos homenageados pela categoria.
Depois de ser agraciado, Caiado saiu em defesa das pautas de interesse dos profissionais, ressaltando a importância do trabalho de cada um deles para o bem-estar coletivo. “Eu não poderia deixar de vir aqui hoje. Quero agradecer a vocês e também ao presidente desta Casa, deputado Bruno Peixoto, que tem atuado como um grande parceiro para transformar o estado. Goiás tem avançado muito e devemos isso também ao trabalho dos nossos deputados”, introduziu.
Depois, Caiado falou de sua luta histórica, como médico que é, pela garantia de direitos e avanço das prerrogativas dos profissionais da saúde. “Vocês têm muita responsabilidade e, como alguém da saúde, sei avaliar o quanto vocês significam para o estado e para o Brasil”. O gestor ressaltou ainda que são esses profissionais que colaboram com o desafio de romper a barreira da desinformação.
“Muitas vezes vocês supriram a falta de médicos em momentos de grande desafio para a saúde pública. Vocês foram os primeiros a levar o sentimento de sobrevivência às pessoas em épocas de malária. Só quem teve, como eu, sabe o que estou falando”, pontuou o governador, antes de assegurar que o Governo de Goiás atuará como parceiro no alcance das pautas apresentadas pela categoria.
Na ocasião, a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Hilda Angélica Correia, destacou que a principal reivindicação é a de que o governo entre com uma contrapartida para estimular o trabalho dos agentes. “Nosso trabalho está vinculado a um programa tripartite, e, como tal, conta com a participação municipal, estadual e federal. O que a gente pede ao governador é que nos dê um percentual do orçamento para estimular, cada vez mais, o trabalhador a fazer o seu trabalho com eficiência", finalizou.
Para suprir parte da demanda, o chefe do Poder Legislativo, deputado Bruno Peixoto, anunciou a destinação de R$150 mil em emenda parlamentar para a aquisição de bicicletas elétricas. A intenção é que o veículo torne o deslocamento dos agentes mais rápido e, consequentemente, mais confortável. Além de Peixoto, Cristóvão Tormin (PRD), Gugu Nader (Agir) e José Machado (PSDB) se comprometeram a destinar recursos. Caiado e os deputados federais Zacharias Calil (UB-GO) e Flávia Morais (PDT-GO) seguiram o mesmo caminho e também firmaram o compromisso de repassar emendas. A expectativa é que o montante resulte na compra de 40 bicicletas.
Em nome dos profissionais, Hilda Correia agradeceu as destinações e ressaltou que “muitas lutas ainda virão, porém, com a certeza de que a categoria tem o governador Ronaldo Caiado como um parceiro. Sabemos que, com ele, iremos avançar”, disse. O secretário da Saúde, Rasível dos Santos, também marcou presença, assim como lideranças políticas e sindicais da capital e do interior goiano. Aproximadamente 400 profissionais participaram do evento. A Fedacse, vale lembrar, representa cerca de 11 mil profissionais da saúde.