Assembleia Legislativa recebe 2ª etapa de campeonato de xadrez
Teve início, na tarde desta sexta-feira, 28, a segunda etapa do Campeonato Goiano Absoluto STD 2025. O campeonato de xadrez, organizado pela Federação de Xadrez do Estado de Goiás (Fexeg), ocorrerá até domingo, 30, no salão nobre da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e poderá ser acompanhado por toda a população.
Ivo Arruda Filho é presidente da Fexeg e apontou que a escolha do local foi um pedido feito ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que foi prontamente atendido. “O presidente sempre apoia as federações esportivas e dessa vez não foi diferente. Ele prontamente nos atendeu e disponibilizou o espaço da Assembleia Legislativa”, disse.
Ainda em tempo, Ivo destacou a força do xadrez goiano, que contou com 60 participantes nessa segunda etapa. O presidente declarou ainda que a participação de crianças é fruto de um trabalho realizado pela federação junto das escolas na capital. “Sabemos que o futuro são as crianças. O xadrez traz muitos benefícios, pois ensina a criança a pensar, a concentrar e a ter autocontrole. As escolas de Goiânia, pelo menos as maiores, têm aula de xadrez, então, é muito importante incentivar essa prática”, concluiu.
José Barbosa Junior é secretário municipal de Esporte e Juventude do município de Chapadão do Céu e veio a Goiânia para participar do torneio. Ele destacou as atividades que a prefeitura da cidade realiza junto à rede municipal de ensino e pontuou que o xadrez transcende a modalidade esportiva.
“Entendemos que é uma modalidade fundamental. O xadrez precisa de incentivo de todos os agentes políticos. É dentro do esporte que conseguimos coibir várias mazelas. E o xadrez, além da prática esportiva, ensina disciplina, hierarquia e respeito, e a prática mostra às crianças e adolescentes como é viver em sociedade. É preciso esse olhar diferenciado do poder público”, encerrou José.
Cassio Sopko é enxadrista e também participa do encontro e reiterou que apoiar a iniciativa é fundamental para o progresso da categoria e observou que a etapa é uma preparação para torneios futuros. Ele contou que pratica xadrez desde os 12 anos de idade, mas voltou a praticar com mais intensidade há pouco tempo. E, apesar da confiança, Sopko declarou que existem jogadores qualificados que podem dificultar o avanço até a final.
A premiação inclui R$ 1 mil em prêmios, com troféus e medalhas para os campeões. Durante as rodadas, é expressamente proibido o porte, no recinto de jogo, de equipamentos eletrônicos tais como celulares, laptops, comunicadores auriculares e sinalizadores de qualquer gênero.