Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Lineu Olimpio propõe criação de semana de valorização dos povos tradicionais

02 de Abril de 2025 às 13:27

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 6923/25, de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB), que propõe a instituição da Semana Estadual de Valorização dos Povos Tradicionais. A matéria, que busca reconhecer, preservar e promover a cultura, a história e os direitos de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e ciganos em Goiás, será encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A proposição visa fortalecer a identidade cultural dessas comunidades, que desempenharam um papel fundamental na formação histórica e sociocultural do estado. O projeto destaca a importância dos saberes ancestrais dos povos indígenas, a resistência e as tradições preservadas pelos quilombolas, a relação sustentável dos ribeirinhos com os recursos hídricos e a contribuição cultural dos ciganos.

A instituição dessa semana busca educar a população goiana sobre a relevância desses povos, combater estereótipos e preconceitos, e garantir maior visibilidade às suas demandas.

A escolha do período para a celebração, a semana do dia 24 de maio, coincide com o Dia Nacional do Cigano, simbolizando a luta e a resistência desse povo no Brasil. A oficialização da semana no calendário oficial do estado poderá incentivar a implementação de políticas públicas voltadas para a valorização e inclusão dessas comunidades, através da realização de eventos culturais, educativos e de conscientização. A iniciativa é vista como um instrumento de reconhecimento e valorização, capaz de fortalecer a identidade cultural de Goiás e promover a inclusão social.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.