Advogada defende a valorização dos músicos urgentemente
Durante a audiência pública para debater o repasse de couvert artístico para os músicos em Goiás, proposta pelo deputado Gugu Nader (Avante), discursou a advogada Denise Dias, pioneira na defesa de músicos e técnicos que trabalham nessa área no estado. Ela disse que há que se ter uma valorização dessa categoria de forma urgente.
A profissional explicou que ações judiciais desses profissionais hoje são nacionais e, nesse sentido, ela procurou o deputado Gugu Nader para que ele pudesse ajudar a categoria. "O couvert artístico é considerado obrigatório desde que o estabelecimento atenda alguns critérios, especialmente naqueles onde já existe a informação avisando dessa cobrança", lembrou.
Segundo Denise, existem exceções para o pagamento, mas quando o artista faz o espetáculo, é obrigatório que o repasse do estabelecimento seja feito para ele, já que isso aumenta a audiência e, portanto, o lucro. A advogada afirmou que o artista, em si, já é o chamariz necessário, porque seu nome leva muito mais clientes ao local.
“Vale lembrar que muitas vezes são as bandas que arcam com o transporte, a acomodação e a alimentação. Em relação aos estabelecimentos de menor porte, entendo que é possível estabelecer um valor mínimo. Todo artista que é bem remunerado também remunera bem os seus músicos e seus técnicos”, destacou Denise Dias.