Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Meio Ambiente analisa projetos que prevêm proteção aos pets na pauta de amanhã

01 de Abril de 2025 às 18:05

Presidida por Antônio Gomide (PT), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Parlamento goiano se reúne, nesta quarta-feira, 2 de abril, para apreciar sete projetos de lei e distribuir cinco para a relatoria. A proteção aos animais domésticos é recorrente em mais de uma das matérias aptas à votação, todas com parecer favorável. O encontro será às 13 horas, na Sala Júlio da Retífica, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia Legislativa.

Uma das matérias aptas para votação é o processo n° 9395/23, de autoria do deputado Veter Martins (UB), que dispõe sobre serviços comerciais de hotel para animais domésticos de pequeno a grande porte no estado de Goiás. A propositura recebeu parecer favorável do relator, deputado Lucas do Vale (MDB).

A proposta, segundo o autor, surge em resposta ao aumento significativo desses serviços, que, infelizmente, também trouxeram comércios sem a estrutura adequada ou operados por indivíduos sem capacitação para fornecer o cuidado necessário em situações adversas.

O projeto de lei sugere a instalação de câmeras nos locais de hospedagem, permitindo que os proprietários possam acompanhar, em tempo real, as atividades envolvendo seus animais de estimação durante a permanência nos estabelecimentos.

Já com o objetivo de garantir adoção canina em penitenciárias, também poderá ser votado, na oportunidade, a proposição n° 1530/23, que institui a Política Estadual de Adoção Canina nos estabelecimentos penitenciários e de menores infratores em Goiás. A proposta é de autoria do deputado Veter Martins (UB).

Distribuição

A pauta de matérias a serem distribuídas conta com assuntos diversos, como a questão do manejo e controle populacional do javali-europeu. Entre as sugestões estão, por exemplo, uma política estadual de apoio ao produtor rural em razão da ocorrência de incêndios em suas propriedades; um programa de troca de resíduos recicláveis por alimentos; uma que institui o Projeto Sala Verde e a outra que dispõe sobre a criação da Política de Logística Reversa para Caixas de Medição no estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.