Parlamento inaugura o vernissage "Riquezas do Brasil", de Ricardo Gomes

Numa promoção da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, foi lançado, na tarde desta terça-feira, 1º de abril, o vernissage "Riquezas do Brasil", de autoria do artista plástico Ricardo Gomes. A mostra ficará exposta até o dia 14 de abril, no bloco C do Palácio Maguito Vilela.
Segundo a gestora da seção de cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Emiliana Pereira, as atividades culturais realizadas são uma forma de reforçar o compromisso de trazer a população para dentro do Poder Legislativo, além de incentivar o trabalho de artistas consagrados ou em início de carreira.
Devido à grande procura de artistas para expor suas obras, o agendamento das exposições tem sido um desafio para a assessoria adjunta. “A exposição do Ricardo Gomes só pôde ser realizada hoje porque já havia sido agendada no ano passado. A procura tem sido grande, porque os artistas passaram a indicar outros artistas, parlamentares também, proporcionando uma oportunidade de apresentar os trabalhos artísticos a custo zero durante o funcionamento da Casa”, salienta a gestora.
Emiliana explica que toda a infraestrutura é disponibilizada pela equipe da cultura da Alego, desde equipamentos sonoros, para a apresentação do artista aos visitantes, até os cavaletes e as paredes oceânicas, que sustentam os quadros. “Basta o artista entrar em contato com nossa assessoria para agendar uma data disponível”, ressalta.
Ricardo Gomes informa que são 16 telas - obras que retratam a natureza brasileira, especialmente orquídeas e pássaros, produzidas na técnica do realismo. “A minha intenção é divulgar a natureza do Brasil, não só aos próprios brasileiros, mas também aos apreciadores de arte em países da Europa e dos Estados Unidos, onde tenho trabalhos”, destaca.
Na exposição, os visitantes também poderão conferir quadros com a imagem de Jesus Cristo, criadas na forma de duas expressões artísticas diferentes. “Eu tenho trabalhos que retratam a imagem de Jesus, porque eu acho que Cristo também é brasileiro e faz parte do tema da exposição. As telas foram pintadas tanto no realismo como no surrealismo”, relata Ricardo.
A artista plástica Neilam Oliveira conferiu o lançamento da exposição e comentou sobre o sentimento dela em relação às obras de Ricardo: “A cada dia que eu vejo os trabalhos do Ricardo, eu fico mais encantada, uma coisa tão perfeita, detalhada, maravilhosa, que traz muita emoção”.
Com relação à iniciativa da Alego em abrir as portas para os artistas goianos, Oliveira comenta que ela, sendo uma artista plástica, também sabe das dificuldades de fazer uma exposição e observa: “Antes de querer vender, a gente quer expor a nossa obra para ser admirada”.
O artista plástico Ricardo Gomes, autor da exposição "Riquezas do Brasil", pode ser encontrado pelo contato: 62 99168-5838 ou pelo Instagram @ricardogomes2332.