Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados aprovam política de prevenção à doença de mononucleose

01 de Abril de 2025 às 16:30

Durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 1, os deputados aprovaram, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 6221/24, do deputado Virmondes Cruvinel (UB). O objetivo é criar uma política estadual para prevenção da doença de mononucleose, também conhecida como a "doença do beijo". Para virar lei, a proposta precisa agora apenas da sanção do governador. 

Segundo a matéria, o objetivo é promover ações integradas de saúde pública para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessa doença. O texto define que a política terá como diretrizes a promoção de campanhas educativas sobre as formas de transmissão, prevenção, sinais e sintomas da mononucleose. Além disso, prevê capacitação contínua de profissionais de saúde para o diagnóstico e manejo clínico da doença, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científico relacionados à mononucleose no âmbito estadual.

O projeto explica que a mononucleose infecciosa é uma condição viral transmitida principalmente por saliva, que afeta significativamente jovens e adultos, manifestando-se por meio de febre, faringite, adenopatias e fadiga.

Causada pelo vírus epstein-barr (EBV), essa patologia pode levar a complicações graves, como esplenomegalia, hepatite e, em casos raros, condições neurológicas. “Em Goiás, observa-se uma lacuna significativa em relação à conscientização, prevenção e ao manejo clínico da mononucleose, o que acarreta diagnósticos tardios e manejo inadequado dos casos, além de contribuir para a disseminação do vírus”, escreve Virmondes.

O parlamentar frisa ainda que essa medida é necessária e urgente, visando a proteger a saúde pública, reduzir o impacto da mononucleose infecciosa no sistema de saúde e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos goianos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.