Deputados coassinam concessão da cidadania goiana ao embaixador em Portugal
Embaixador do Brasil em Portugal e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o maranhense Raimundo Carreiro Silva pode se tornar goiano. É a sugestão que consta no processo nº 7835/25, que concede o Título de Cidadania Goiana ao chefe da embaixada brasileira em Lisboa.
A matéria, que é assinada em conjunto pelos deputados Alessandro Moreira (PP) e Coronel Adailton (Solidariedade), está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e deve ser distribuída a um dos integrantes nas próximas reuniões do colegiado.
Raimundo Carreira Silva é embaixador do Brasil na República Portuguesa desde dezembro de 2021, após o Congresso Nacional aprovar a indicação do então presidente Jair Bolsonaro. Advogado de formação e tendo passagem como servidor do Senado Federal, antes de ocupar o cargo, o potencial homenageado era ministro do TCU. Em sua passagem pelo órgão, foi presidente no biênio 2017/2018 e relatou importantes processos.
Caso a concessão da cidadania goiana passe com sucesso pela CCJ, ela precisa ser autorizada pelo Plenário, em votação única e nominal, antes de seguir para possível sanção do Poder Executivo.