Amilton Filho sugere reconhecimento de festa de Nova Roma como patrimônio cultural goiano
A Festa de São Sebastião, realizada desde 1972 em Nova Roma, no nordeste goiano, pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. A iniciativa é do deputado Amilton Filho (MDB), que apresentou o projeto de lei nº 7824/25 com esse objetivo.
A proposta busca valorizar uma das manifestações culturais mais significativas do município. "Incluir o Festejo de São Sebastião no calendário Cívico Cultural e Turístico do Estado cria uma oportunidade de atrair turistas, não apenas os religiosos, mas também aqueles que se interessam pelas tradições culturais", contextualiza o autor da proposta. O parlamentar argumenta, ainda, que a medida assegura a preservação da cultura e da tradição, além de valorizar o patrimônio local e o fortalecer a economia regional.
A Festa de São Sebastião transcendeu o âmbito religioso, consolidando-se como um símbolo da identidade local e um importante ponto de encontro para a comunidade de Nova Roma e região. A festividade anual atrai fiéis e admiradores da cultura popular, promovendo a união por meio da fé, da tradição e de diversas manifestações culturais.
O texto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Antes de seguir para as próximas etapas de tramitação, a matéria aguarda o parecer do relator, deputado Major Araújo (PL).