Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia da Engenharia foi celebrado com entrega de Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da área, na noite dessa 2ª-feira

08 de Abril de 2025 às 07:55
Crédito: Sérgio Rocha
Dia da Engenharia foi celebrado com entrega de Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da área, na noite dessa 2ª-feira
Sessão solene em comemoração ao Dia da Engenharia

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reverenciou engenheiros em suas diversas especialidades, por ocasião do Dia da Engenharia, comemorado em 10 de abril, em sessão solene realizada nessa segunda-feira, 7. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), e pelo deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), que também é engenheiro. Na justificativa, Peixoto afirmou que o tributo se deve ao “trabalho, dedicação e esforço destes profissionais, que contribuem significativamente pelo desenvolvimento do estado de Goiás”.

O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. O militar era o comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança e morreu em uma explosão, que também ceifou a vida de outros combatentes, no Rio Paraná. Cabrita é considerado o patrono da engenharia.

A solenidade em homenagem a uma das áreas mais importantes da contemporaneidade, lotou o plenário e as galerias do Palácio Maguito Vilela. Além dos mais de 200 homenageados, convidados também marcaram presença, fazendo do evento um dos mais concorridos já realizados pela Casa.

Bruno Peixoto presidiu a sessão solene e teve ao seu lado o coautor da proposta, deputado Wagner Camargo Neto. Também compuseram a mesa diretiva: o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (Senge-GO), Gerson Tertuliano; o superintendente de Polícia Técnico- Científica da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Ricardo Matos; o secretário de controle de obras e serviços de engenharia da Alego, Luís Célio da Costa; o chefe de gabinete parlamentar do deputado Bruno Peixoto, Rafael Moura; o vereador por Uruana e servidor efetivo da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Luís Favorito da Silva; o vereador por Morrinhos Fausto Oliveira; o vereador por Crixás Frederico Xavier; e a representante do Conselho Regional de Contabilidade, Daniele Leal.

Bruno Peixoto sublinhou que a Casa vem analisando matérias de grande relevância para a sociedade e tem contado sempre com apoio de profissionais da engenharia. Ele afirmou que a sua vontade era homenagear muito mais profissionais, porque todos são merecedores. “Em suas mãos está o desenvolvimento do estado, está a infraestrutura, sempre observando a segurança, a retidão, os critérios técnicos. E aqueles que estão na área pública têm os princípios para garantir a segurança e o menor preço”, afirmou.

O legislador destacou que, quando assumiu a Casa, uma das preocupações era com a conta de energia da sede do Legislativo e, então, optou pela instalação de um sistema de energia solar, para reduzir o valor pago. E, com a ajuda dos engenheiros, o projeto está sendo realizado. Ele ainda citou, como outro exemplo da política de economia implementada pela atual gestão, a substituição do contrato de aluguel de carros pela compra de veículos, o que também gerou uma economia para os cofres da Casa. “Então nós temos que fazer gestão e os engenheiros nesta Casa são valorizados.”

Na sequência o chefe de gabinete de Bruno Peixoto, Rafael de Moura, ocupou a tribuna para discursar. Ele lembrou que cada profissional da engenharia, em sua especialidade, tem sua importância na sociedade. Segundo ele, os engenheiros estão presentes em empresas de vários ramos e na maioria das instituições. “Todos vocês são merecedores dessa homenagem.”

Em seu pronunciamento, o presidente do Senge-GO pontuou que um reconhecimento dessa natureza enche de orgulho toda a categoria. Gerson Tertuliano sublinhou que a homenagem estreita a relação entre a categoria e o poder público. “É visto hoje que a nossa categoria está sendo muito diluída e está tendo pouca atratividade. A gente vê hoje nas faculdades cada vez diminuindo mais o número de engenheiros, quando as políticas públicas deveriam ser de incrementar cada vez mais engenheiros, que são a mola mestra do desenvolvimento de qualquer estado, cidade, nação.”

Quebrando o protocolo da solenidade, o presidente da Casa entregou ao colega Wagner Camargo Neto o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, o convidou a discursar em nome de todos os homenageados. 

Neto ressaltou a alegria de estar homenageando os colegas de profissão, que segundo ele, constroem o futuro do estado. “O engenheiro é aquele que transforma ideias em obras, planos em estruturas e sonhos em progresso. Sem a engenharia não há desenvolvimento sustentável, não há avanço tecnológico, não há segurança nas cidades.”

O parlamentar lembrou que os engenheiros contribuem com o momento ímpar que o estado vive, de expansão e modernização, seja no campo ou nas cidades. Ele entende que no agronegócio a engenharia contribui com o aumento da produtividade, na inovação, no maquinário, na logística e na sustentabilidade. “Nas cidades a engenharia é essencial para o saneamento, para a mobilidade, para a construção civil, que movimenta, de forma significativa, a economia do nosso estado. Nos bastidores da energia limpa, da automação, da infraestrutura digital sempre há um engenheiro goiano fazendo a diferença.”

Após os discursos, os outros homenageados da noite receberam o Certificado do Mérito Legislativo. Por fim, foi feita a foto oficial do evento e a solenidade foi encerrada.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.