Talles Barreto pede vista à instituição de programa de conservação florestal
No decorrer da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) desta terça-feira, 8, o deputado e líder do governo na Casa, Talles Barreto (UB), pediu vista do processo legislativo n° 7092/25. A iniciativa do deputado Wilde Cambão (PSD) institui o Programa de Conservação Florestal em Goiás.
O programa visa a promover ações de preservação ambiental por meio da geração de ativos de conservação florestal, que são originados de atividades de conservação da vegetação nativa. Esses ativos devem ser registrados e certificados com comprovação técnica da conservação realizada. O programa permite que os mesmos sejam usados em contrapartidas ambientais, pagamento de tributos e em negociações jurídicas, além de possibilitar a venda desses ativos para captar recursos para a preservação ambiental. O objetivo é incentivar a conservação e garantir a sustentabilidade ecológica no estado.
O relator do texto, deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), assinou de maneira favorável à proposta. Em função do pedido do líder, a votação foi prejudicada. A expectativa, no entanto, é de que o texto retorne à pauta no próximo encontro do colegiado, previsto para quinta-feira, 10.