Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento recebe representante da embaixada chinesa para mostra sobre a relação de Goiás com a província de Hebei

09 de Abril de 2025 às 14:00
Crédito: Carlos Costa
Parlamento recebe representante da embaixada chinesa para mostra sobre a relação de Goiás com a província de Hebei
Abertura da mostra fotográfica "Herbei e Goiás: 25 anos de amizade"

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 9, a ministra conselheira da Embaixada da Républica Popular da China no Brasil, Shao Yingjun, para a abertura da exposição fotográfica "Hebei e Goiás: 25 anos de amizade".

Além da ministra, que foi recebida pelo chefe do Poder Legislativo, Bruno Peixoto (UB), estavam presentes o deputado Mauro Rubem (PT); o chefe de gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás e representante do governador Ronaldo Caiado (UB), Giordano de Souza; o conselheiro especial e jurídico da Federação dos Chineses de Goiás no Brasil, Mas Líu; o diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás, Francisco José Quaresma; o diretor de imagem da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Fredox Carvalho; o diretor de Cultura da Alego, Bill Guerra; o secretário de Esporte e Lazer da Alego, Juscelino Peixoto; o secretário de Cultura da Alego, José Antônio; e o secretário de Assuntos Internacionais da Casa, Michel Magul.

O presidente Bruno Peixoto recepcionou a ministra para, além de prestigiar a mostra, discutir a relação entre a China e o estado de Goiás. “É uma alegria receber a ministra para essa exposição. Tive a oportunidade de conhecer a China, que é um país altamente desenvolvido, onde há respeito pela legislação. Iniciamos a relação de Goiás com a China, ampliando a geração de empregos e a participação em nosso estado, da mesma forma com a BYD”. Ele também enfatizou que empresas chinesas estabelecidas em Goiás estão aumentando a receita e gerando empregos no estado, e frisou a importância da relação bilateral de importação e exportação com a China.

Chao Yingjun ressaltou o bom relacionamento econômico e comercial entre os dois países: “O Brasil é muito importante para o comércio da China, especialmente a relação entre a província de Hebei e Goiás. Estive nesta segunda-feira, 7, na feira de agronegócio 'Tecnoshow', em Rio Verde (GO), que tem um ponto em comum com a província: o agronegócio ”.

O deputado Mauro Rubem convidou a população para visitar a exposição: “Essa mostra é uma oportunidade para a população goiana conhecer a importante província de Hebei, na China”. Também pontuou que o evento apresenta soluções para os graves problemas ambientais que o mundo enfrenta, a redução da desigualdade e, sobretudo, apresenta a tecnologia e a geração de novas oportunidades para o mundo. O legislador ressaltou que, em parceria com Bruno Peixoto, apresentará uma frente parlamentar que tratará da relação de integração entre Brasil, China e Goiás.

A iniciativa é uma ação conjunta da Alego, do Gabinete de Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para celebrar a parceria, além da exposição, o saguão foi palco de apresentações culturais da China, como a do Dragão Chinês, do Instituto Lai Kung Fu, e da palestra sobre as relações internacionais entre o estado de Goiás e a província de Hebei, com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e diretor da Ágora Pesquisas, Leandro Borges. 

Mais tarde, haverá uma palestra sobre oportunidades e desafios na relação comercial Goiás-China, com o professor da Universidade Alves Faria (Unialfa), Rafael Manzi, a partir das 20 horas, no Auditório 2 da Casa. Com a abertura oficial nesta manhã, a mostra prosseguirá até o dia 17 de abril, no Palácio Maguito Vilela, para visitantes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.