Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei que reconhece o sino Vox Patris como patrimônio cultural entra em vigor

06 de Junho de 2025 às 13:00

Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 23.455, de 2 de junho de 2025,que reconhece o Vox Patris, grande sino do Divino Pai Eterno, como patrimônio cultural e artístico goiano. A iniciativa foi analisada pela Assembleia Legislativa como projeto de lei nº 9335/25, de autoria dos deputados estaduais Dr. George Morais (PDT) e Cristiano Galindo (SD).

O maior sino que badala do mundo será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, município consagrado como a “Capital da Fé” do estado. A sanção da lei foi formalizada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado em 3 de junho.

Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o Vox Patris foi fabricado na cidade de Rydultowy, na Polônia, e transportado por navio e carreta em uma jornada que durou quase 40 dias. O som do Grande Sino do Divino Pai Eterno será ouvido pela primeira vez no dia 26 de junho, no canteiro de obras do novo Santuário Basílica, durante a missa que marcará o início da Romaria de 2025.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.