Dia do Advogado Municipalista, proposto por Amilton Filho, logra 1º êxito
O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei de nº 27472/24, que institui o Dia Estadual do Advogado Municipalista, a ser comemorado, anualmente, no dia 5 de outubro. Além disso, a data será incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico estadual. A matéria recebeu primeiro aval do Plenário nesta quarta-feira, 9.
O parlamentar justifica que se trata de uma justa homenagem a uma classe essencial para a manutenção da autonomia dos municípios, alicerce da organização federativa brasileira. “A advocacia municipalista ganhou relevância a partir da Constituição Federal de 1988, que elevou os municípios à condição de entes federativos autônomos, conferindo-lhes protagonismo na gestão pública e na garantia dos direitos dos cidadãos”, escreve.
Amilton Filho defende, ainda, que a escolha do dia 5 de outubro como data comemorativa para o Dia Estadual do Advogado Municipalista é emblemática, pois faz alusão à promulgação da Constituição de 1988, marco da redemocratização e da valorização dos municípios como entes federativos.
“Os advogados municipalistas são imprescindíveis para garantir a defesa jurídica dos entes municipais, assegurando o respeito à soberania popular e aos direitos fundamentais dos cidadãos. Por meio de sua atuação técnica e estratégica, auxiliam na resolução de conflitos, na orientação administrativa e na preservação da autonomia municipal”, argumenta Filho.