Jamil Calife pleiteia o reconhecimento da Festa das Congadas, em Goiandira, como patrimônio goiano
O deputado Jamil Calife (PP) pretende, por meio do projeto de lei nº 8372/25, reconhecer a Festa das Congadas, da Igreja Católica Apostólica Brasileira, realizada em Goiandira, como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano. A medida também pleiteia a inclusão da festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
Na justificativa, Calife destaca que a festa em questão ocorre desde 1917 e se trata, portanto, de uma tradição cujo folclore e religiosidade presentes na encenação, além das raízes do Congo, são determinantes na cultura local.
“Sua história remonta a práticas religiosas e culturais que mesclam tradições de origem africana, católica e indígena e reflete a diversidade e a resistência cultural do povo goiano ao longo dos séculos. A festa, com suas danças, cantos, ritmos e trajes típicos, não é apenas um evento festivo, mas um elo entre o passado e o presente da comunidade, preservando valores, tradições e a identidade cultural de um povo que resiste e se reinventa por meio da fé e da arte”, pontua o propositor.
Calife ressalta que a Festa das Congadas também se configura como um marco de resistência cultural, uma vez que, em tempos de globalização, a valorização dessas manifestações pode ser vista como uma forma de resistir à homogeneização cultural, promovendo a diversidade e o respeito às diferentes formas de se expressar e celebrar a vida.
Desse modo, aponta que o reconhecimento da festa também é uma forma de dar visibilidade a Goiandira, fortalecendo a identidade do município e promovendo o orgulho local. “A preservação dessa tradição pode inspirar as gerações futuras a continuarem a celebrar e a preservar a memória de seus antepassados, garantindo que, mesmo com o passar do tempo, a festa continue a ser um pilar importante da cultura goiana”, sublinha o autor da matéria.
O texto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda a relatoria do deputado Veter Martins (UB).