Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria quer facilitar o pagamento de débitos de licenciamento de veículos em atraso

11 de Abril de 2025 às 11:11

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu da Governadoria a proposição 8599/25, de iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), para instituir medidas facilitadoras para o pagamento de débitos relativos à taxa de licenciamento anual de veículos em atraso. O projeto de lei prevê a remissão parcial do valor da referida taxa, com o ajuste do montante para o ano em que ocorreu a inadimplência, inclusive os créditos inscritos em dívida ativa do Detran.

O departamento argumenta pela necessidade de diminuição da carga tributária para os cidadãos e redução da inadimplência dos contribuintes. O Detran aponta que tal benefício incorrerá em renúncia de receitas e, em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal e ao art. 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, apresentou o demonstrativo do impacto orçamentário-financeiro que será da ordem de R$17.248.474,29 em 2025, sendo que não haverá impacto nos exercícios subsequentes.

Quanto ao aspecto financeiro, a Secretaria de Estado da Economia concordou com a proposta, com base em pronunciamentos de sua área técnica. De forma complementar, a secretaria considerou que não há afronta ao Regime de Recuperação Fiscal, instituído pela Lei Complementar Federal 159/17.

A matéria encontra-se na Comissão Mista da Alego e aguarda a relatoria do deputado Charles Bento (MDB) para seguir seu trâmite legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.