Bia de Lima pleiteia título de cidadania a ativista de torcidas organizadas
Tramita no Parlamento estadual a proposta de nº 8639/25, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), que visa a concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana a Alex Sandro Gomes, conhecido como Alex Minduim.
Nascido no Capão Redondo (SP), o homenageado, de 46 anos, é professor, sociólogo, mestre em ciência política, fundador, ex-presidente e conselheiro da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (Anatorg) e atual coordenador-geral da Secretaria Nacional de Futebol do Ministério do Esporte.
Minduim é, ainda, membro e coordenador da Associação de Combate às Deformidades Faciais (Ong Reface), em atuação desde 2012, com titularidade de Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) e Utilidade Pública, atendendo a população de Goiânia, sobretudo aqueles de vulnerabilidade social.
“Conhecido nacionalmente e internacionalmente, Alex Sandro Gomes segue na luta por um futebol inclusivo, tendo o bem-estar do torcedor como foco principal. Busca defender, sobretudo, aqueles pertencentes às torcidas organizadas”, pontua a deputada, em sua justificativa, com a afirmativa de que Minduim politizou grupos e foi um dos responsáveis pelo movimento dos torcedores que defenderam o processo democrático no Brasil durante a pandemia.