Projeto que institui Dia da Mulher Motociclista recebe segundo aval
Recebeu a segunda aquiescência do Plenário, com 25 votos favoráveis, um projeto que visa a instituir o Dia Estadual da Mulher Motociclista, a ser celebrado no primeiro sábado do mês de maio. A iniciativa conjunta do presidente Bruno Peixoto (UB) e do deputado Coronel Adailton (SD) possui o objetivo de reconhecer a importância e a contribuição das mulheres no universo do motociclismo (nº 7902/25).
Embora o Dia Internacional da Mulher Motociclista seja amplamente comemorado em diversas partes do mundo, o reconhecimento dessa data ainda é incipiente em Goiás, argumentam os autores do projeto. A ideia central é criar um ambiente inclusivo e acolhedor com o qual as mulheres possam se conectar, trocar saberes e fortalecer as trajetórias nesse setor, que, por muito tempo, foi associado exclusivamente ao universo masculino.
De acordo com os defensores da medida, ainda existem poucos espaços e iniciativas em Goiás voltados para as mulheres no motociclismo, o que torna a oficialização da data um passo importante para mudar essa realidade. A instituição do Dia Estadual da Mulher Motociclista no estado seria uma forma de estimular ainda mais a participação feminina no segmento, incentivando o empoderamento e a troca de experiências entre as praticantes.