Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputada destaca histórico de superação da UEG

15 de Abril de 2025 às 09:52

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, na manhã desta terça-feira, 15, sessão solene proposta pela deputada Bia de Lima (PT) em homenagem aos alunos e egressos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A cerimônia celebra os 26 anos da instituição e destaca o papel transformador da universidade pública na vida de milhares de goianos.

A parlamentar enfatizou o compromisso histórico da UEG com a formação de professores e a interiorização do ensino superior. “Nós estamos a comemorar 26 anos de uma vida muito difícil da UEG. São 26 anos de superação contínua”, afirmou.

Lima lembrou que a universidade surgiu em um contexto de carência de formação superior entre docentes da rede estadual e que os cursos de licenciatura parcelados foram fundamentais para qualificar os educadores.

A deputada compartilhou experiências pessoais que marcaram sua trajetória como defensora da educação, destacando sua atuação contra o fechamento do câmpus avançado da UFG em Jataí, sua cidade natal, e sua atuação para fortalecer a UEG em diversas regiões do estado. “Recentemente estive em Pires do Rio, Catalão, Quirinópolis e Posse. Fiquei feliz ao ver que aqueles câmpus, que antes enfrentavam risco de fechamento, hoje contam com professores concursados, técnicos e mais alunos”, celebrou.

Crítica à falta de autonomia financeira da universidade, Bia de Lima cobrou mais investimentos e orçamento próprio para a instituição. “É justo, é correto que a UEG tenha no orçamento destinação própria, para que possa planejar, desenvolver, ensinar e pesquisar com liberdade. Só se pode falar em liberdade administrativa quando se tem orçamento para isso”, afirmou.

A deputada destacou os desafios enfrentados pela UEG ao longo dos anos, como o uso político de suas unidades por gestores municipais e o risco de desvalorização diante da falta de estrutura. “Ter unidades fechadas é sempre um desgaste, mas ter unidades sem profissionais também representa um alto custo para a sociedade”.

A legisladora comemorou os avanços recentes, como a expectativa da chegada do plano de carreira dos técnicos da UEG à Assembleia ainda neste semestre, reforçando seu apoio à valorização da categoria. “Estamos conversando com a Secretaria de Governo para garantir que esse plano chegue. Assim como foi difícil fazer chegar o plano dos professores, agora lutamos pelo dos técnicos”, declarou.

Bia de Lima anunciou, ainda, a destinação de mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a universidade neste ano, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da instituição. “Queremos garantir investimentos, qualidade, pesquisa e ensino para que a juventude do nosso estado tenha acesso a uma formação condizente com seus sonhos e expectativas”.

Ao finalizar sua fala, a petista prestou homenagem a todos os que constroem diariamente a história da UEG. “Parabéns a todos os docentes, técnicos e discentes da Universidade Estadual de Goiás. Os estudantes oriundos da UEG não deixam nada a desejar a nenhuma outra instituição superior do nosso estado. Viva a UEG nos seus 26 anos. Viva essa universidade que é de todos nós, goianos e goianas”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.