Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Saúde aprova obrigatoriedade de exame para detecção precoce do câncer colorretal

15 de Abril de 2025 às 14:00
Crédito: Sérgio Rocha
Comissão de Saúde aprova obrigatoriedade de exame para detecção precoce do câncer colorretal
Comissão de Saúde

Sob a presidência do deputado Gustavo Sebba (PSDB), a Comissão de Saúde do Parlamento goiano reuniu-se na tarde desta terça-feira, 15, para a deliberação de matérias. A pauta contou com a aprovação de cinco processos. Em destaque, está o de nº 12306/24, proposto por Dr. George Moraes (PDT), relatado por Antônio Gomide (PT), que obriga as unidades da rede pública de saúde do estado de Goiás a realizarem a prevenção do câncer colorretal por meio do exame FIT - teste imunoquímico para pesquisa de sangue oculto.

Conforme explica o parlamentar, o exame será oferecido anualmente, de forma gratuita, para todas as pessoas com idade a partir de 50 anos ou para aqueles que, independentemente da idade, apresentem histórico familiar de câncer colorretal ou outros fatores de risco.

Dr. George salienta que o câncer colorretal é uma das neoplasias mais comuns e mortais no Brasil e que a detecção precoce dele é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Além disso, a adoção do exame FIT na rede pública do estado é uma medida preventiva fundamental que pode salvar muitas vidas.

“O diagnóstico precoce permite intervenções mais eficazes, aumentando as taxas de cura e reduzindo a mortalidade por câncer colorretal. A inclusão do exame FIT em campanhas de prevenção incentiva a população a adotar uma postura proativa em relação à sua saúde, promovendo a detecção precoce de outras doenças também”, pontua o deputado.

O colegiado também aprovou o relatório favorável de Lucas do Vale (MDB) ao projeto nº 18040/24, de Wilde Cambão (PSD), que institui, em Goiás, a Campanha Estadual de Conscientização sobre os Riscos da Saúde decorrentes da Realização de Procedimentos Estéticos sem Segurança.

Ainda foram validados os pareceres favoráveis às matérias com termos substitutivos validados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ): 16857/24, de Paulo Cezar Martins (PL), que prevê a instituição da Política de Diagnóstico e Tratamento do Câncer em Bebês Intrauterinos no Estado de Goiás; 2645/24 (apensado ao 2881/24), de Dr. George Morais, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia; e 12210/24, de Veter Martins (UB), que dispõe sobre a política de atenção à saúde mental de profissionais da saúde pública.

O encontro também contou com a distribuição de 14 processos à relatoria e discutiu a ausência do secretário de Estado da Saúde, Rasivel dos Reis, em audiência pública proposta pelo Parlamento para prestação de contas. “Compete a esta Casa fiscalizar, cobrar, e acho que não tem uma oportunidade melhor do que vir aqui trazer respostas aos deputados com relação a tantas denúncias e irregularidades que temos visto no estado”, observou o presidente do colegiado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.