Ícone alego digital Ícone alego digital

Ricardo Quirino destaca avanços sociais em Goiás e elogia atuação da primeira-dama

15 de Abril de 2025 às 15:34

Durante discurso no Pequeno Expediente na tarde desta terça-feira, 15, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) enalteceu as conquistas sociais obtidas pelo Governo de Goiás nos últimos anos. O parlamentar destacou, em especial, o trabalho desenvolvido pela primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, à frente de programas voltados para a população em situação de vulnerabilidade.

Segundo Quirino, as ações lideradas pela primeira-dama foram fundamentais para tirar milhares de goianos da condição de extrema pobreza. “Goiás reduziu a pobreza, a extrema pobreza. E foi líder [nesse quesito] no Brasil. Nesses últimos anos, mais de 110 mil pessoas que estavam em extrema pobreza saíram dessa condição por meio dos programas muito bem capitaneados pela nossa primeira-dama”, afirmou.

O deputado ressaltou que o crescimento de um estado está diretamente ligado ao desenvolvimento do seu povo. “Não adianta um estado enriquecer tendo um povo pobre. Nós enfrentamos, ainda hoje, um problema social grave no Brasil, com populações marginalizadas, como a população negra, mulheres com salários desiguais e crianças fora da escola. Essa é uma responsabilidade histórica de todos os governantes desde que o país foi descoberto”, declarou.

Ao mencionar o Programa Goiás Social, Quirino reforçou sua eficácia, sobretudo nas regiões mais carentes do estado, como o Entorno do Distrito Federal. “Você vê lá, no nosso Entorno, como os projetos estão alcançando quem mais precisa. Afinal, para que existem políticas públicas?”, indagou.

O legislador também teceu críticas à desigualdade de acesso ao ensino superior nas universidades públicas do país. Segundo ele, há uma inversão de valores quando estudantes com maior poder aquisitivo ocupam vagas nas instituições federais, enquanto trabalhadores de baixa renda enfrentam barreiras para ingressar no ensino superior gratuito. “É uma justiça que precisa ser corrigida. Muitos precisam recorrer ao FIES [Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior] ou pagar mensalidades em faculdades privadas. Enquanto outros, que poderiam pagar, ocupam as vagas nas universidades públicas”, pontuou.

Encerrando sua fala, Quirino reforçou o compromisso social do Governo de Goiás e reiterou seus elogios à atuação da primeira-dama. “Política pública tem que ser para quem precisa. Gracinha Caiado tem um olhar firme e sensível para os mais carentes. O nosso estado está no caminho certo”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.