Virmondes Cruvinel destaca investimentos do governo em tecnologia na área da saúde
Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 15, o deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil) destacou os investimentos do Governo de Goiás na área da saúde por meio da ciência, tecnologia e da inovação. O parlamentar elogiou a iniciativa do Executivo estadual, que, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), vai destinar R$ 14,6 milhões para a estruturação do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (CETI-Saúde).
O centro tem como objetivo principal apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) na incorporação de novas tecnologias em saúde, com foco em vacinas, imunobiológicos e terapias gênicas para prevenção e tratamento de doenças infecciosas e oncológicas. O convênio foi firmado com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Funape e do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), em novembro de 2024, e o lançamento oficial ocorreu nesta segunda-feira, 14, em solenidade no Hub Goiás.
“Essa é uma ação estratégica que vai trazer avanços significativos para a saúde pública goiana. Investir em ciência e inovação é fundamental para que o estado possa enfrentar desafios atuais e futuros com mais eficácia e autonomia”, afirmou Virmondes.
Cruvinel ressaltou ainda a importância da Fapeg, que completa 20 anos em 2025. “Tive a oportunidade de participar ontem, ao lado do presidente da Fapeg, Marcos Arriel, de uma agenda em comemoração aos 20 anos da fundação. A Fapeg tem um papel essencial na construção de um Goiás mais inovador e desenvolvido. Precisamos continuar aportando recursos nessa área estratégica para garantir progresso científico e qualidade de vida à população”, pontuou.
Virmondes também anunciou que será realizada uma audiência pública no próximo dia 28 de abril, na Assembleia Legislativa de Goiás, para que a Fapeg apresente um relatório completo sobre os investimentos e ações desenvolvidas. “Será uma oportunidade importante para prestarmos contas à sociedade e reforçarmos o compromisso com a pesquisa e a inovação em nosso estado”, concluiu.